Menu
em

Decisão do Amador de PG coloca em jogo melhores campanhas

Arte: dcmais

Começa neste domingo (13) a decisão do Campeonato Amador de Ponta Grossa. Entretanto, não há clubes de PG nesta disputa. Todos ficaram pelo caminho e dois ‘forasteiros’ chegaram à final. Frísia, de Carambeí, e Ypiranga, de Palmeira. A primeira partida entre as equipes está agendada para o Estádio da Cooperativa Batavo, na cidade de Carambeí, a partir das 9h45.

Não foi à toa que os dois times alcançaram este patamar. Ypiranga e Frísia/Carambeí são os atuais campeões do Amador de Ponta Grossa. O alvirrubro de Palmeira ergueu a taça em 2019. Já os carambeienses faturaram o campeonato na edição 2020.

Na temporada passada, inclusive, quase fizeram a decisão. Se encontraram naquela oportunidade na fase anterior, a semifinal. Carambeí levou a melhor e rumou para a final contra o Santa Paula. O time laranja também levou o ‘caneco’ em 2013. Agora busca o tricampeonato.

Campanhas

Desde a primeira fase da competição, que começou no ano passado, Carambeí e Ypiranga apareciam como favoritos na disputa. O campeonato reservou algumas surpresas pelo caminho, mas as duas equipes se consagraram finalistas.

Ambas fizeram as melhores campanhas dos respectivos grupos na primeira fase. O Frísia/Carambeí lidero a ‘chave A’ com seis vitórias e dois empates. O ataque atropelou os rivais com 41 gols – média superior a cinco por partida. A defesa sofreu 12.

Nas quartas de final passou pela Esportiva W3 e, na semi, despachou o Ebenézer após a emoção da disputa de pênaltis.

Já o Ypiranga havia somado um ponto a menos na primeira fase. Foram seis vitórias, um empate e duas derrotas no Grupo B. O ataque não foi tão destrutivo quanto o de Carambeí e marcou 22 gols – quase a metade do rival. A defesa sofreu 10.

No entanto, o representante de Palmeira cresceu de produção a partir do mata-mata. Venceu as duas partidas contra o Ajax Pontagrossense nas quartas de final, fazendo placar agregado de 8 a 3. Na semifinal, após empate no jogo de ida, eliminou o Audax/Cecsapo, de Castro, com 1 a 0 na segunda partida.

É por causa do desempenho na reta final da competição que o Ypiranga ultrapassou o Carambeí na campanha geral e tem o direito de fazer em casa a segunda partida da decisão do Amador. O palco será o Estádio João Chede, em confronto que deve ser agendado pela Liga de Futebol para o dia 20 de fevereiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile