em

De 35 mil crianças, Ponta Grossa vacinou cerca de 10 mil

Erros de cadastro estão entre motivos para lentidão da imunização, diz FMS

Pietro, 7 anos, tomou a vacina ao lado da mãe, Erika / Foto: José Aldinan

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou ter imunizado, até essa terça-feira (15), 10.963 crianças com idade entre 5 e 11 anos, em Ponta Grossa. Conforme estimativa da Prefeitura de Ponta Grossa, a cidade tem cerca de 35 mil crianças nessa faixa etária, o que significa que a 1ª dose foi administrada em cerca de 31% do público-alvo.

O percentual está obrigado a FMS a buscar novas estratégias no Programa de Imunização, porque muitas crianças sequer foram cadastradas para receberem a vacina. Até essa data, 25.289 tiveram seu nome incluído no cadastro, on-line, pré-requisito indispensável ao chamamento para aplicação da dose. Curiosamente, mesmo entre os cadastrados, o índice de faltosos chega a quase 27%.

O presidente da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco, explica que o dado é preocupante. “Apesar de a população ter aderido ao cadastramento prévio, temos pouca adesão ao dia da vacinação. Isso pode estar acontecendo por várias situações: o retorno às aulas, dificuldade dos pais com o horário do agendamento, mas também às fake news. Muitos pais ainda têm [acatado] a contrainformação negativa ao processo vacinal, que é seguro e protege as crianças”, diz.

Nessa quarta-feira (16), a vacinação infantil seguiu até as 20 horas com a oferta de 2.500 doses. Até o final desta quinta-feira (17), outras mil devem ser disponibilizadas. Com isso, o Município somará 18.500 doses disponibilizadas, mas terá aplicado em torno de 13,5 mil doses, devido ao número de crianças que não comparece no local de aplicação.

O levantamento foi feito pelo Diário dos Campos e portal dcmais, com base em números fornecidos pela FMS a pedido da reportagem, diante da dúvida de ponta-grossenses em relação à aparente demora no chamamento das crianças para aplicação do imunizante. Nesta semana a Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) também informou a entrega de imunizantes para a segunda dose infantil, o que aumentou a preocupação dessa parcela da população em relação à primeira dose.

Doses disponíveis

A FMS informou ter colocado à disposição todas as 18.500 doses pediátricas recebidas até o momento, sendo 8.500 para as etapas dos dias 14 a 17 de fevereiro. Esse quantitativo representa 74% do total de cadastros realizados para vacinação infantil até o momento. Entretanto, a Fundação diz estar registrado muitas ausências e não estar conseguindo aplicar todas as doses disponibilizadas. Os motivos são vários.

“Temos atendido diariamente pais e responsáveis que alegam não terem sido chamados, e identificamos inúmeras diferentes situações: desde agendamentos que foram sim realizados, mas perdidos pelos responsáveis; cadastro de dados com data de nascimento futura (ex. 2023), aí o sistema não vai conseguir filtrar; cadastro que foi realizado ou editado após a distribuição dos agendamentos, entre outros casos”, informou a assessoria de imprensa.

Demora

Debora Gonçalves Braz, 51 anos, é uma dessas pessoas que tenta entender melhor quais os critérios da Prefeitura de Ponta Grossa no chamamento para imunização infantil. “Minha neta de oito anos tomou a primeira dose de imunizante na terça-feira (15). Mas meu outro neto, de 10 anos, que tinha sido cadastrado bem antes, até agora não foi chamado”, diz.

De acordo com a FMS, em casos como o de Debora a orientação é que a família verifique se o cadastro foi preenchido corretamente. A checagem pode ser feita clicando aqui, e acessando o cadastro da criança.

Mais velhos

Segundo a prefeitura, não há registro de casos de crianças das faixas etárias mais velhas com cadastro desde o primeiro dia que não tiveram agendamento. Para o grupo geral, os chamamentos são feitos por data de nascimento, do mais velho para o mais novo. Quando há “empate” nesse critério, são chamados os cadastros mais antigos. Do grupo de 6 anos, por exemplo, foi possível chamar apenas parte dele na etapa desta semana, somente alguns dos mais velhos, que já estão quase completando 7 anos.

Vacinação em PG até dia 15/02

Vacina em dia

Erika Bianca Marcondes, 31 anos, não perdeu tempo e incluiu o filho Pietro, de 7 anos, no primeiro dia de cadastro para vacinação. Nesta quarta-feira (16), ele foi uma das crianças que recebeu primeira dose no  Centro de Avivamento, no Bairro Oficinas. “Foi bem tranquilo. Quando vi que abriu vacina para 8 anos, já comecei a acompanhar os chamamentos. Na hora da aplicação, a fila para vacina não demorou mais que 10 minutos. Achei até que ia demorar mais”, contou. Pietro, acostumado à orientação sobre uso de máscara e álcool gel, agora tem uma proteção a mais contra a covid.

31% – é o percentual de crianças imunizadas em Ponta Grossa, considerando a estimativa de que há 35 mil jovens entre 5 e 11 anos na cidade.

Ouvidoria:

Em caso de suspeita de erro no sistema de vacinação, a população pode acionar a Ouvidoria da Saúde. O contato pode ser feito de segunda à sexta, das 10h às 16 horas, pelos canais 0800 643-9595, telefone 3220-1015 (ramal 1202 ou 4016), ou o e-mail [email protected]

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.