O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu nesta semana a Licença Prévia (LP) que permite dar início ao projeto de ampliação da planta industrial da DAF Caminhões Brasil, em Ponta Grossa.
O documento é uma etapa preliminar antes do início das obras do empreendimento, que terá uma expansão de 26 mil metros quadrados de área construída. Na sequência, o órgão ambiental precisa conceder a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO), seguindo os critérios da resolução CEMA 070/2009.
Como já adiantado pelo jornal Diário dos Campos e portal DCmais, a DAF havia recebido a autorização de licença prévia de ampliação para aumentar a capacidade de produção de caminhões e peças.
As intervenções servirão para dobrar a capacidade de produção de diária de caminhões da planta, passando de 50 veículos para 100 veículos. A empresa completou 10 anos de operação em Ponta Grossa no mês de outubro, anunciando que continuaria investindo na fábrica do município.
Detalhes da obra
O licenciamento ambiental prévio estabelece uma série de condicionantes necessários para a execução da obra, garantindo assim que a expansão não cause danos indevidos ao meio ambiente.
Entre eles estão a definição de níveis apropriados de emissão de ruídos e de despejo de efluentes líquidos; a proibição de queima a céu aberto; e o uso de contenções adequadas para materiais que utilizem produtos químicos poluentes, entre outras exigências determinadas pelo IAT.
Além disso, para obter a Licença de Instalação, a DAF precisa apresentar um plano de controle ambiental, diagnóstico dos impactos ambientais decorrentes do empreendimento e um projeto de controle de poluição ambiental. Já a Licença de Operação, que permite o funcionamento integral da nova área da planta industrial, só é emitida somente após a aprovação dos itens requisitados na LI.
DAF em Ponta Grossa
O complexo da DAF em Ponta Grossa é a maior unidade fabril do grupo no mundo. Localizado no trecho urbano da PR-151, a área total da planta é de 270 mil metros quadrados. É uma das empresas com maior participação na venda de caminhões pesados no Brasil.
A unidade paranaense começou a ser construída em 2011 e entrou em atividade em 2013. Foi a primeira fábrica da marca fora da Europa e uma das mais modernas do mundo. A Paccar, controladora da DAF, investiu US$ 200 milhões na fábrica do Paraná. A empresa também aplicou mais R$ 60 milhões em 2019 para a implantação de uma linha de montagem de motores na fábrica de Ponta Grossa.
A montadora também tem um centro de distribuição de peças de 15 mil metros quadrados, vizinho à planta atual.
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