em

Curso de Direito da UEPG completa 70 anos

Todos enfileirados na escadaria do Bloco A. Cena comum aos formandos, desde que a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi fundada, é especial ao curso de Direito. A segunda faculdade isolada que deu origem à instituição completa, neste domingo (04), sete décadas de existência. Dentre histórias e muita influência em todo o Brasil, o curso se estabelece como um dos mais tradicionais, com conexão profunda com a comunidade, ensino, pesquisa e extensão. 

Leia também: Operação ‘Vizinhança Segura’ intensifica fiscalização e captura homem em bairro de PG

Na segunda fileira de baixo para cima, está Gustavo Ângelo Mandalozzo, o terceiro da esquerda para a direita na foto dos formandos da primeira turma de Direito de Ponta Grossa. Apesar de ter sido tirada em 1963, algumas características seguem as mesmas em 2024: óculos em formato quadrado, cabelos penteados para trás e um olhar marcante – este, hoje, tem lágrimas nos olhos ao lembrar do passado. Mas o sentimento é de alegria. Gustavo é o egresso de uma turma de fez história, a primeira das mais de 90 que viriam. Apesar de não ter seguido carreira na advocacia, o curso deixou marcas impossíveis de esquecer. O fato de ter estudado com grandes intelectuais era motivo de admiração de Gustavo enquanto aluno. “Meus colegas sabiam detectar quando a pessoa estava mentindo, e já se pronunciavam. Eu já era mais lento, ria de uma piada quando todos já haviam entendido”, ri.

O curso hoje tem a capacidade de formar profissionais tão ou mais brilhantes como os da primeira turma. Para além das salas de aula, existe uma estrutura altamente desenvolvida. Alunos têm a oportunidade de participar do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ); Centro Acadêmico Carvalho Santos (Cacs); seis especializações lato sensu; e mestrado profissional. Além do terceiro andar do Bloco A, as aulas da pós-graduação acontecem no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Ceppodi), localizado no prédio anexo ao Cine-Teatro Pax. Há ainda a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, extensão e em estágios profissionalizantes. Todo esse sucesso se reflete em números: anualmente se graduam cerca de 140 estudantes, dentre as quatro turmas do matutino e noturno.

A UEPG fez um apanhado histórico com os 70 anos do curso. Veja a trajetória completa aqui.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.