em

Cresce número de crianças e jovens contaminados em Ponta Grossa

Imagem Ilustrativa

Os casos confirmados de crianças e jovens com covid-19 têm crescido de forma preocupante em Ponta Grossa. Os números estão sendo acompanhados mês a mês pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e mostram que os casos dobraram entre março e maio deste ano. O alto índice também está entre os jovens de 15 a 17 anos.

O balanço dos casos por idades foi repassado à reportagem do Diário dos Campos pela FMS. Os números mostram a contaminação, de janeiro de 2021 a 7 de junho, em bebês com menos de um ano de idade até adolescentes com 17 anos (veja detalhes no gráfico).

De acordo com os dados, neste ano, o maior número de confirmados, de todas as idades, ocorreu em março com 452 casos, mesmo mês em que ocorreu o lockdown na cidade, onde lojas, bares, restaurantes e parques foram fechados.

Em abril, houve uma queda significativa dos casos reduzindo para 226 o número de crianças e jovens contaminados. Uma diferença de 226 casos se comparado a março. Em maio, os números voltaram a crescer e totalizaram 382 confirmações. A primeira semana de junho, de 1 a 7, já somou 75 casos confirmados em crianças e jovens.

Alunos

A Secretaria Municipal de Educação também apresentou dados referentes aos casos confirmados somente em crianças que estudam na rede municipal. Os números são de 30 de maio a 4 de junho e foram repassados pelo Comitê Volta às Aulas Presenciais que conta com a participação do Sindicato dos Servidores.

“Entre os alunos da rede pública, até 10 anos, os números demonstram que a quantidade de casos registrados na semana de 31/05 a 4/06 foi maior entre aqueles cujos pais optaram por estudar apenas em casa”, apontou a pasta. Em dados da primeira semana de junho, entre os alunos matriculados na rede pública municipal, 18 casos foram informados pelos pais aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas.

“Dos 18 casos, cinco foram registrados entre alunos que optaram pelas aulas presenciais, enquanto 13 crianças estão tendo as aulas apenas em casa, no modelo remoto”, informou a Educação.

A SME observa ainda que monitora todos os casos informados pelos familiares dos alunos. “Entre os cinco apontados, todos referem-se a situações em que outros membros da família registraram casos positivos, ou tratam-se de casos únicos nas escolas e CMEIs, o que demonstra baixa probabilidade de que o local da infecção tenha sido o ambiente escolar”, finalizou a nota.

Total de casos de covid-19 confirmados por idade em PG*

0 anos – 49 casos
1 ano – 68 casos
2 anos – 41 casos
3 anos – 30 casos
4 anos – 60 casos
5 anos – 36 casos
6 anos – 60 casos
7 anos – 59 casos
8 anos – 64 casos
9 anos – 83 casos
10 anos – 96 casos
11 anos – 87 casos
12 anos – 87 casos
13 anos – 128 casos
14 anos – 137 casos
15 anos – 158 casos
16 anos – 214 casos
17 anos – 241 caso

*Dados referentes de janeiro a 7 de junho de 2021.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.