Menu
em

Creche para idosos amplia atenção à terceira idade em PG

Empreendimento privado oferta atividades para idosos, em determinados períodos do dia

Proposta é acolher os idosos no período diurno para oferecer diversas atividades lúdicas Foto: José Aldinan

A Prefeitura de Ponta Grossa e a Câmara Municipal devem voltar a discutir, nos próximos dias, o incremento na oferta de serviços para atendimento aos idosos. Isso porque a vereadora Josi do Coletivo (PSOL) informou que deve solicitar ao Município novas informações no que se refere aos trabalhos prestados por instituições ao público da terceira idade. Um dos assuntos é a instalação de creche para idosos. Neste mês, a cidade recebeu a primeira instituição do tipo, no segmento privado.

Creche para idosos

Em junho deste ano, uma Moção de Sugestão Legislativa (280/22), de autoria da vereadora já havia solicitado à Prefeitura de Ponta Grossa estudos no sentido de implantar o Programa Creche do Idoso no município. O objetivo seria oferecer atendimentos para aqueles em situação de vulnerabilidade social e que precisam de atenção especial.

“O serviço atenderá as famílias socialmente vulneráveis e de baixa renda e que não têm com quem deixar os idosos que vivem com eles quando saem para seus trabalhos. A Prefeitura de Ponta Grossa poderá firmar convênios com entidades assistenciais, cuja utilidade pública for reconhecida em lei, para a manutenção e criação das creches. As despesas decorrentes correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário”, justificou a parlamentar, na ocasião.

Estudos

Naquele momento, o Executivo deu retorno sobre a moção e destacou que existem estudos para identificar a necessidade de ampliação de mais vagas para pessoas idosas, principalmente no Centro Dia, que já oferece um espaço de acolhimento pelo Município. “Essa modalidade tem a intenção de evitar e, ao menos, adiar a necessidade de acolhimento de idosos em instituições de longa permanência”, lembrou a prefeitura, e destacando que a meta faz parte do Plano Municipal da Pessoa Idosa 2022-2025.

Creche

A nova proposta de cuidados e atendimentos com idosos está ganhando destaque no Paraná e Santa Catarina. A chamada ‘Creche para Idosos’ é diferente de uma casa de repouso ou de uma casa de longa permanência, por exemplo. A proposta é acolher os idosos no período diurno para oferecer diversas atividades lúdicas. Ao final do dia, eles voltam para as suas famílias. A novidade chegou recentemente em Ponta Grossa.

PG inaugura primeira cheche para idosos

Inaugurada no dia 7 de novembro, a ‘Creche para Idosos – Quem ama cuida’, em Ponta Grossa, já está recebendo os primeiros integrantes. O local é destinado para atender idosos a partir dos 60 anos de forma particular. A idealizadora do projeto na cidade, Silmara Freitas, explica que a ideia surgiu após ver reportagem sobre o assunto, em março.

“Como em Ponta Grossa esse serviço não era ofertado, eu escrevi um projeto e o apresentei no Sebrae. Após aprovado, conseguimos um imóvel e realizamos toda a adaptação necessária. Por outro lado, a minha área de formação é o Serviço Social e tenho acompanhado que o índice de depressão é bem grande. E a ideia da creche é resgatar as coisas boas para que possam envelhecer de forma saudável”, destacou a empresária.

Serviços

Os atendimentos na instituição funcionam das 8h às 18 horas e depois os atendidos voltam para o seu lar no convívio da família. O local, que está localizado Rua Afonso Celso – Bairro Uvaranas, tem capacidade para 30 idosos e conta com cuidadoras, educadora física, pedagoga e assistente social.

Entre as ações realizadas estão o controle de doenças, ações de incentivo e qualidade de vida, conversa com familiares, acolhimento, estímulo de alimentação e locomoção e atividades lúdicas. A casa é voltada para idosos do chamado Grau I – independentes – e Grau II – idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária como alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.

Entenda a diferença entre diferentes instituições:

Casas de repouso:

Um dos locais mais completos em termo de estrutura, serviço e atendimento. É o espaço que mais se assemelha à casa do paciente, mas conta com auxílio especializado de profissionais.

Creches:

Um local onde os idosos recebem cuidados médicos especializados, se divertem, fazem atividades artesanais e troca conhecimentos. No local eles não chegam a pernoitar.

Centro Dia:

O Centro-Dia para Idosos está previsto na Política Nacional do Idoso (Lei Nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994) como uma modalidade não-asilar de atendimento, onde o idoso dependente ou que possua deficiência temporária necessite de assistência médica ou de assistência multiprofissional.

Instituições de Longa Permanência (ILPIs):

São instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile