em

Covid matou 34 ponta-grossenses em fevereiro

Foto: Arquivo DC

A Fundação de Saúde (FMS) divulgou nesta quarta-feira (2) o panorama da covid-19 em Ponta Grossa. Os dados determinam o balanço da pandemia em fevereiro. Conforme o boletim, 34 ponta-grossenses morreram em decorrência da doença no último mês. A letalidade do coronavírus cresceu em relação a janeiro, quando a cidade perdeu 12 pessoas.

Em contrapartida, o número de contaminações caiu, o que acompanha a retração apresentada em todo o estado. Foram 13.480 testes positivos para a doença em janeiro ante 8.535 em fevereiro. Queda de 36,6% na quantidade de pessoas infectadas pelo vírus.

A partir desses números e do avanço da vacinação, sugere-se que o total de mortos pela doença tende a diminuir em março.

Vulnerabilidade

Os dados atualizados pela Fundação de Saúde mostram que os idosos são os mais vulneráveis à doença. Dos 34 ponta-grossenses que morreram em fevereiro, 79,4% deles tinham mais de 70 anos de idade. Foram 27 mortes neste público, sendo dez na faixa de 70 a 79 anos. As demais foram daqueles com mais de 80.

Como contraponto, fevereiro fica estigmado como o mês da primeira morte infantil de Ponta Grossa na pandemia. Por questões de privacidade da família, a FMS restringiu a informar que a criança apresentava uma comorbidade. Sobre a idade, a Fundação só informou que o paciente tinha entre 0 e 4 anos.

Em cruzamento de dados, a reportagem encontrou apenas dois falecimentos no mês que batem com as características apresentadas. Foram óbitos de dois meninos com menos de 45 dias de vida.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.