Menu
em

Covid-19: notícia de suspeita de contágio no Samu é falsa

A prefeitura de Ponta Grossa informou que não é verdadeira a informação de que equipe do Samu precisou ser afastada das atividades, devido à suspeita de contágio durante atendimento a paciente. Um veículo de imprensa da cidade noticiou que o afastamento teria ocorrido porque o paciente omitiu que estava com sintomas de covid-19.

Ao chegar no local, sem os equipamentos para atendimento de infectado pelo novo coronavírus, a equipe teria sido surpreendida, pois o paciente estaria com todos os sintomas.

O DC checou a veracidade dessas informações com a Fundação Municipal de Saúde. Segundo a FMS, na madrugada de terça-feira (8), a equipe foi acionada para atender a uma pessoa com relato de dor torácica.

Diante dessa informação, os funcionários do Samu se dirigiram à ocorrência usando apenas luvas, máscara e face shield. No entanto, ao chegar no local, foi constatado que o paciente tinha desconforto respiratório – um dos sintomas de covid-19.

Após a ocorrência, a ambulância recebeu a desinfecção de rotina. Havia a possibilidade de os atendentes precisarem ser afastados. Mas, de acordo com a prefeitura, o teste rápido realizado no paciente teve resultado negativo para covid-19.

Além disso, “o paciente não passou por nenhum procedimento que trouxesse risco à equipe. E todos estavam usando EPIs básicos, de acordo com o manual da Anvisa”, informou a prefeitura, por meio da assessoria de imprensa. Ainda assim, como medida adicional, a equipe está em monitoramento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile