Menu
em

Covid-19: Média móvel aumenta 36% em Ponta Grossa

O boletim municipal da covid-19 em Ponta Grossa incluiu 71 novos casos de contágio, em 24 horas. De acordo com a prefeitura, nesta quinta-feira (30) a cidade chegou a 1.369 casos confirmados, 722 recuperados, 604 pessoas em isolamento domiciliar, 12 em leito de enfermaria e 16 em leito de UTI.

Há 13 óbitos relacionados à doença e outros dois em análise. A morte informada ontem foi de uma mulher de 74 anos, que estava internada na Santa Casa. Segundo a prefeitura, ela possuía comorbidades, e faleceu na segunda-feira (27).

Para a prefeitura, o aumento no número de novos casos positivos (de 36 no dia anterior para 71 na quinta-feira), ocorreu porque havia exames coletados entre os dias 23 e 25 que ainda aguardavam resultado junto ao Laboratório Central (Lacen). Especialistas e veículos de comunicação vêm adotando a chamada média móvel no esforço por traçar um indicativo mais próximo da realidade no que se refere ao avanço da doença.

Para isso, é feito a soma de casos (óbitos, resultados positivos, recuperados) no período de 14 dias, obtendo assim um número médio das ocorrências, tendo por base o fato de que em 14 dias, teoricamente, o indivíduo contaminado pode vir a manifestar sintomas.

O DC fez essa análise em relação às últimas quatro semanas. O comparativo entre as semanas de 2 a 15 de julho e de 16 a 29 de julho, revela um aumento de cerca de 36% no número de casos entre os dois períodos. No primeiro período analisado foram acrescidos ao boletim 380 casos – 27 pessoas por dia. No período seguinte foram mais 517 positivados, ou cerca de 37 pessoas por dia. O número de pacientes considerados recuperados se manteve próximo nos dois períodos (297 e 302 respectivamente). Já o número de óbitos se manteve estável, com seis mortes confirmadas entre 2 e 15 de julho e outros seis entre 16 e 29 de julho.

O número de testes realizados caiu. No primeiro período foi de 3.324 testes aplicados (entre rápidos e RT-PCR). No segundo período foi de 3.131 testes. Cerca de 223 aplicações de teste a cada dia.

 

PG tem 10 leitos de UTI vagos

Conforme o boletim da prefeitura, de todos os 116 leitos de UTI existentes na cidade, somente 10 estão livres. De acordo com o município, estão ocupados 25 dos 30 leitos de UTI da Ala Covid no Hospital Universitário, e 21 dos 24 leitos de enfermaria. O município (hospitais SUS e privado) tem ainda à disposição mais cinco leitos de UTI adulto e 320 leitos em enfermarias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile