Contribuir para a formação de uma consciência cidadã e promover o combate à corrupção desde os primeiros passos. Esse é o intuito do projeto Cidadania nas Escolas, desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), e que já alcançou mais de 32 mil crianças em escolas do município.
Com uma base sólida formada ao longo dos últimos anos, o projeto têm ampliado os temas discutidos desde sua criação, em 2013, incluindo o combate à corrupção como um dos pontos-chave da iniciativa. Esse trabalho intenso resultou na seleção do programa para a segunda fase do Prêmio Innovare, concurso que reconhece medidas em âmbito nacional que contribuem para a melhoria do sistema judiciário e a formação da sociedade.
“Nosso principal objetivo com o projeto é contribuir para a formação de uma consciência cidadã junto às crianças da rede municipal de ensino, através de palestras voltadas à discussão de temas importantíssimos para o fortalecimento do caráter moral e cívico, como o combate à corrupção”, declara a diretora de Cidadania da SMCSP, Marielli Montes.
De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, além de promover ações em parceria com alunos, pais e professores, a iniciativa reforça a criação de laços entre a Guarda Municipal e a comunidade. “É muito importante desenvolver essa proximidade com a comunidade, pois isso contribui de sobremaneira para o aumento da segurança no município. A população que confia e tem nas forças de segurança a certeza do auxílio em qualquer momento também contribui para a diminuição de ações criminosas”, diz Lovato.