em

Corpo de Bombeiros: 80 anos de atendimentos à população

"Proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio, promovendo o desenvolvimento social responsável e seguro" é a missão do 2° Grupamento (GB) do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa que comemora 80 anos neste mês. Criado pela lei 16, de 29 de março de 1937, durante a gestão do prefeito Albary Guimarães, o quartel foi instalado dois anos depois, em 13 de agosto de 1939, na praça Roosevelt, região central da cidade.

Na época, para comemorar a conquista, a população parou para acompanhar a demonstração de um carro bomba-tanque realizada na avenida Vicente Machado. A inauguração do quartel central, na década de 1930, foi apenas a primeira conquista para a população que acompanharia, ao longo dos anos, o crescimento da unidade e aumento dos atendimentos prestados por parte dos profissionais.

2° GB foi contemplado com inúmeras conquistas ao longo dos anos. (Foto: Fábio Matavelli)

 

Além de Ponta Grossa, o 2° Grupamento compreende 40 municípios paranaenses em nove quartéis militares incluindo Ponta Grossa, Palmeira, Telêmaco Borba, Castro, Jaguariaíva, Irati, São Mateus do Sul, União da Vitória e Prudentópolis.

De acordo com o major Carlos Alberto de Oliveira, comandante da unidade, o 2° GB é considerado o maior grupamento do estado do Paraná em área. "São mais de 40 mil quilômetros quadrados , representando, dessa maneira, atendimentos prestados para 1 milhão e duzentos mil habitantes. Só por isso, já se tem uma importância muito grande", apontou o comandante em entrevista ao Jornal Diário dos Campos .

Crescimento

Oliveira destaca que, nesse período, o Corpo de Bombeiros se expandiu em todo o Paraná, com a expansão da unidade para os outros municípios da região. "Contamos ainda com os bombeiros comunitários em nove municípios da nossa região. É um profissional contratado pela prefeitura e treinado pelo bombeiro militar. Também tivemos um crescimento da nossa frota nos últimos anos", recorda.

Ainda neste ano, o governo do Paraná determinou a retomada do projeto de ampliação e reforma do prédio do 2º Grupamento. A Secretaria de Infraestrutura e Logística trata da retomada dos trabalhos, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária e a Paraná Edificações. O investimento é de R$ 8 milhões.

Frota

A renovação da frota dos caminhões e viaturas é sempre uma necessidade de extrema importância para o Corpo de Bombeiros. "Nós temos uma frota muito boa, com viaturas incluindo ambulâncias; caminhões de combate a incêndios e de busca e salvamento. Inclusive, recebemos um novo caminhão na última semana. Além disso, o governo do Estado anunciou que ainda neste ano devem chegar 45 novos caminhões para o Paraná", lembrou o major.

Quartel foi inaugurado no dia 13 de agosto de 1939 e segue em funcionamento no mesmo lugar. (Foto: 2° GB/Divulgação)

 

Efetivo

Mesmo com uma boa frota, considerada pelo comandante, a defasagem de pessoal ainda é um fator preocupante para o 2° Grupamento. Com a aposentadoria anual dos bombeiros, o efetivo fica cada vez mais reduzido e sem novas contratações.

"Para Ponta Grossa, por exemplo, seriam necessários 10 bombeiros a mais por dia. Em todo o 2° GB seriam precisos 100 profissionais a mais. Hoje, o número existente em toda a unidade é de 287 bombeiros, mas o nosso previsto seriam 384", ressaltou Oliveira. A boa notícia, de acordo com o major, é que já foi anunciada pelo governo Estado a abertura de uma escola para soldados já no próximo ano.

2° Grupamento compreende 40 municípios paranaenses em nove quartéis militares. (Foto: Fábio Matavelli)

 

Treinamentos

Todos os bombeiros da unidade, inclusive os profissionais que trabalham na parte administrativa, passam por treinamentos semanais. "Além dos treinamentos, os nossos bombeiros realizam estudos on-line, a cada três meses, com assuntos diversificados sobre combate a incêndios, vistorias, entre outros", destacou o major Oliveira.

Estatísticas de ocorrências

Somente neste ano, até o mês de junho, o 2° GB já atendeu aproximadamente sete mil ocorrências. Somente em Ponta Grossa foram 2,2 mil no mesmo período. Em 2018, foram registradas 17.775 situações em todos os municípios abrangentes pela unidade. 

"O que aumenta nesta época do ano é a parte de incêndios ambientais que, muitas vezes, acabam por ser criminosos. Isso é um fator negativo, pois concentra grande parte do efetivo, sem contar que é desgastante e colocam em risco alguns veículos que podem quebrar dependendo do lugar da ocorrência", destaca o comandante.

Apesar dos fatores ambientais, como clima seco e/ou geadas, os incêndios ambientais podem ser causados por falta de cuidados por parte da população. A situação é considerada crime ambiental e prevê multa como forma de punição. "Se o bombeiro constatar que o incêndio foi criminoso, pode encaminhar a informação à delegacia".

Aumento do efetivo está previsto com a abertura de uma escola para soldados. (Foto: Fábio Matavelli)

 

Importância

Para o major Carlos Alberto, o Corpo de Bombeiros é considerado o órgão mais bem aceito pela comunidade devido a sua principal missão que é salvar vidas.

"São muitas emergências atendidas, uma média de 10 a 12 mil ocorrências por ano. Ajudamos no atendimento pré-hospitalar, desde o resgate de um animal, acidentes de trânsito, buscas aquáticas, pessoas perdidas, entre outras ações. O nosso pessoal é bem preparado e oferece todo suporte em conjunto com outros órgãos como o Samu e a Defesa Civil", finalizou.

***

Atividades para a população celebram aniversário

Em comemoração aos 80 anos, o 2° Grupamento preparou uma programação especial, junto à população, para celebrar o aniversário ao longo deste mês. Uma das principais atividades é a 11ª Corrida do Fogo, evento tradicional que anualmente reúne centenas de atletas. A corrida será no dia 11 de agosto, com largada às 8 horas. As inscrições já foram encerradas.

No dia 4 de agosto, acontecerá uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, às 10 horas. Também haverá um culto na igreja Presbiteriana, no dia 7, às 20 horas. Ainda no dia 9, acontecerá um jantar dançante no clube Ponta Lagoa, às 20 horas.

Já no dia 20, haverá uma atividade recreativa para as crianças no Parque Ambiental, às 14 horas. Na quinta-feira, dia 22, ocorre um simulado de resgate veicular ao lado do terminal central e será às 14 horas. No dia 23, um concerto da Banda de Música da Polícia Militar do Paraná vai encerrar as programações no Cine Teatro Ópera, às 19h30.

Aumento do efetivo está previsto com a abertura de uma escola para soldados. (Foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.