em

Coronavírus: hospitais têm dificuldade de encontrar equipamentos 

Diante da pandemia do coronavírus e os primeiros casos da Covid-19 confirmados no país, os hospitais também estão enfrentando um grande desafio no que diz respeito à aquisição de insumos necessários no combate ao vírus. Em muitos casos, as dificuldades passam por problemas financeiros – e para isso diversos hospitais realizam campanha para doação de equipamentos de proteção individual (EPIs). Mas, outra dificuldade encontrada pelas instituições é a falta destes equipamentos no mercado e, nos casos em que estão disponíveis, o elevado preço.
O diretor-técnico da Santa Casa de Ponta Grossa, Rogério Clemente, explica que o avanço dos casos de coronavírus no país provocou uma grande dificuldade em encontrar desde os equipamentos mais simples, como luvas, máscaras, aventais e álcool em gel, como os respiradores – que são necessários para pacientes graves com a Covid-19, que causa dificuldade para respirar. "No que diz respeito à compra de equipamentos, em especial os respiradores, a compra está sob controle total do governo estadual: quem compra, para onde vai", frisa. 
Marco Antônio Moutinho, diretor-técnico do Hospital Bom Jesus, destacou que, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (24), entre dirigentes de instituições hospitalares , gestores municipais e direção da 3ª Regional de Saúde, entre os assuntos discutidos estiveram as ações das diversas instituições e levantamento das necessidades. "A prioridade de todos é pela aquisição de EPIs, mas, inicialmente, cada instituição vai ter que trabalhar com os equipamentos que possui, devido à falta no mercado", destaca. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.