em

Copel vai trocar todos os medidores de energia em PG

Ponta Grossa é maior município a receber substituição de medidores de luz, na segunda fase do programa

Foto: Divulgação

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) iniciou nesta semana a implantação dos “medidores inteligentes” no município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Com isso, foi dado início à segunda fase do Programa Rede Elétrica Inteligente. Os equipamentos digitais substituem os analógicos, e deverão possibilitar a leitura otimizada do consumo de energia nos imóveis do Paraná. Em Ponta Grossa, a troca de medidores de energia deve ter início no segundo semestre de 2023, conforme detalhou a assessoria de imprensa da Copel.

Troca de medidores de energia

“A Copel vai fazer essa segunda fase começando pelos municípios menores. Ponta Grossa, até agora no projeto, é o maior município a receber os medidores e vai ficar para o segundo semestre de 2023. Talvez, ainda, para o começo de 2024”, detalhou a assessoria. A Companhia vai passar o próximo ano fazendo a divulgação dos marcos do projeto em cada cidade envolvida.

Para que serve?

O consumidor que já tem medidor inteligente instalado e em completo funcionamento pode acessar a nova funcionalidade no aplicativo Copel. A opção “rede elétrica inteligente” mostra a quantidade de quilowatt-hora (kWh) consumida a cada dia e estima o total de consumo do mês, antes do fechamento da fatura.

Segunda fase da instalação dos equipamentos iniciou por Araucária / Foto: AEN

Sem leiturista

De acordo com o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais, Julio Omori, o programa é a maior iniciativa da Copel na digitalização das redes de distribuição de energia. A leitura remota amplia a qualidade do registro de consumo da energia e gera informações apuradas tanto para a Copel quanto para o consumidor.

A conexão remota também dispensa deslocamentos de equipes, o que na primeira fase do programa evitou a emissão de 50 toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente).

Outros municípios da região

Além de Ponta Grossa, a substituição dos atuais medidores pelos novos deve acontecer nos próximos meses em Agudos do Sul, Antônio Olinto, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Carambeí, Contenda, Fazenda Rio Grande, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Ivaí, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Piên, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis, Quitandinha, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e Teixeira Soares, além da localidade da Ilha do Mel.

Como é feita a troca?

O serviço de troca dos medidores é gratuito, feito com a rede desligada e tem previsão de durar aproximadamente uma hora em cada domicílio. Ele é realizado por eletricistas uniformizados e identificados pelo crachá da empresa contratada Eleng. Para a realização do trabalho, os profissionais entregam uma carta de apresentação da rede inteligente e precisam de acesso somente ao conjunto de medição da energia elétrica, sem precisar entrar na residência do consumidor.

Primeira fase

A primeira fase do Programa Rede Elétrica Inteligente teve início em abril de 2021 e será concluída até abril do ano que vem, com a instalação de 462 mil equipamentos e investimento que soma R$ 252 milhões em atualização tecnológica, sem custo para o cliente. (Com informações da AEN)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.