Menu
em

Copa SP: saiba mais sobre a base do Operário que estreia contra o Santos

Elenco do Operário embarcou para o interior de São Paulo neste sábado (1°). Foto: André Jonsson/OFEC

Mais de três mil jogadores de futebol iniciam neste fim de semana a busca por um sonho: ser notado e se transformar em atleta profissional. Deste montante, 22 vão vestir a camisa centenária do Operário Ferroviário, que vai para a segunda participação na Copa São Paulo Júnior – o torneio de base de maior visibilidade e tradição no território nacional. A estreia dos meninos de Vila Oficinas é contra um dos celeiros de craques do futebol brasileiro: o Santos.

Operário e Santos medem forças nesta segunda-feira (3), a partir das 21h45, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). O duelo entre Fantasma e Peixe tem transmissão para todo o país pela Sportv.

Após a estreia contra o Santos, o Operário pega mais um rival paulista. O segundo confronto é com a Ferroviária, no dia 6 de janeiro, às 19h30. O Fantasma encerra a primeira fase no dia 9, quando enfrenta o Rondoniense a partir das 21h15.

Para o Operário não é inédito enfrentar um dos grandes paulistas. Em 2020, o clube debutou na Copinha contra o São Paulo, que era o atual campeão do torneio. Os garotos alvinegros mostraram talento para segurar o adversário e garantir o empate de 0 a 0. Naquele ano, o Fantasma foi até a segunda fase, quando acabou eliminado nos pênaltis pelo Santa Cruz.

Daquele time que empatou com o São Paulo, o atual elenco de base ainda conta com o lateral Robinho, o meia-atacante Jefferson e os atacantes Alemão e Lucas Rosas. O comando técnico também é o mesmo: Joel Preisner. O destaque individual do grupo fica por conta de Alemão. O meia de 19 anos de idade é o único da atual base que já integra o elenco profissional do Fantasma.

Alemão

Matheus Diogo Desevinka de Oliveira, o Alemão, nasceu em 10 de junho de 2002 – 19 dias antes do Brasil ser pentacampeão da Copa do Mundo, no Japão. Ele tem 1,78m e 69kg. É um atacante de beiradas de campo e finalizador. Pelo profissional disputou dez partidas, sendo uma como titular. Ainda não fez gols no time principal.

Atacante Alemão estreou pelo profissional aos 17 anos. Foto: José Tramontin/Arquivo OFEC

Em 2020, após bons jogos pela categoria Sub-19, o nome de Alemão esteve envolvido em possível negociação que traria bom retorno financeiro ao Operário. No entanto, o início da pandemia esfriou qualquer concretização e o jovem atacante permaneceu em Vila Oficinas.

Fique de olho

Além do atacante Alemão, o torcedor pode dar atenção especial ao lateral esquerdo Patryck e ao centroavante Pio. Ambos apareceram bem no desempenho ofensivo da equipe ao longo da pré-temporada para a Copa São Paulo.

Patryck Ventura Muller Annes completou 20 anos no dia 24 de outubro. O lateral canhoto é natural de Porto Alegre (RS), tem 1,79m e passou pelas bases de Grêmio e Avaí em temporadas anteriores.

Lista de relacionados do Operário para a Copinha

Pedro Henrique Pio é mais jovem. Ele tem somente 17 anos de idade e vem aparecendo entre os titulares do técnico Joel Preisner. Ele é natural de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná. É um atleta de força e velocidade. Chegou ao clube em 2020, quando passou em processo de seleção que durou uma semana. “Muita garra, vontade, determinação e gols”, promete o jogador de poucas palavras.

Ponta Grossa e Região

Dentre os jogadores de base do Operário, cinco representam Ponta Grossa e Região. São eles: Robinho, Jefferson, Lucas Rosas, Fucks e Dudu.

“Estou no Operário de quatro para cinco anos. Desde o Sub-15 com o professor Cristiano. Queremos na Copa São Paulo mostrar o nosso valor para a torcida do Operário e para todo o Brasil. Todo mundo que veste essa camisa na base entra com o intuito de subir ao profissional”, reforça Jefferson, de 20 anos, também conhecido como Jefinho.

Preparação

Durante a pré-temporada, o Operário fez seis jogos-treino, acumulando uma vitória, três empates e duas derrotas. De forma geral, Joel Preisner rodou bastante o elenco para chegar à conclusão dos relacionados.

No empate de 3 a 3 com o Patriotas, por exemplo, o time titular do Operário abriu 3 a 0 no primeiro tempo. Dois gols de Pio e um de Alemão. Depois, na etapa complementar, Preisner alterou praticamente todo o time e acabou sofrendo o empate.

A Copinha

A Copa São Paulo 2022 será disputada por 128 clubes. Eles estão divididos em 32 grupos – cada um com sede fixa. O Operário está em Araraquara, no Grupo 8, ao lado de Santos, Ferroviária (SP) e Rondoniense (RO). Os dois melhores da chave avançam para a segunda fase, que passa a ser em mata-mata até a decisão, agendada para o dia 25 de janeiro (data do aniversário da capital paulista).

Dentre os 128 participantes, 14 são estreantes na Copinha: Andirá, Aparecidense, Aster Brasil, Atlético Matogrossense, Camaçariense, Concórdia, Falcon, Ibrachina, Rondoniense, Serranense, Ska Brasil, Taguatinga, Taquarussú e União Iacanga.

Ficha Técnica

Operário: Guilherme; Robinho, Vitor, André Molina e Patryck; Gustavo, Diego (Rafael) e André; Alemão, Lucas Rosas e Pio. Técnico: Joel Preisner

Santos: Diógenes; Sandro Perpétuo, Derick, Jair Paula e Lucas Pires; João Victor, Jhonnathan e Rwan Seco; Lucas Barbosa, Weslley Patati (Fernandinho) e Victor Michell. Técnico: Elder Campos

Data/Horário: 03/01/2022 (segunda-feira), às 21h45
Local: Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Arbitragem: João Augusto Mariano de Oliveira (SP) auxiliado por Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva (SP) e Izabele de Oliveira (SP)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile