Menu
em

Contra o Paraná, Operário tem chance de encaminhar classificação

Técnico Ricardo Catalá em roda de conversa com o elenco do Fantasma. Foto: André Jonsson/OFEC

Mesmo chegando apenas à quinta rodada do Campeonato Paranaense 2022, o Operário Ferroviário pode encaminhar neste sábado (5) a classificação para as quartas de final. Se vencer o Paraná Clube, em Curitiba, a partir das 19h, o Fantasma afunda o rival e vai alcançar a marca de 12 pontos, que deixa a equipe bem próxima do avanço matemático.

Desde 2014, o Estadual só não foi disputado no formato de turno único (todos contra todos) em duas oportunidades. Nas outras seis, a fórmula foi igual ou bem semelhante a desta edição.

Dessas seis vezes, em uma o oitavo colocado avançou somando menos de 12 pontos. Foi o Rio Branco, de Paranaguá, em 2017, com apenas 11. Um ano antes, o Foz ficou com a última vaga nas quartas de final ao atingir exatos 12 pontos, mas somente três vitórias.

Assim, se derrotar o Paraná na Vila Capanema, o Operário já terá melhor campanha que os dois clubes mencionados.

Nas outras quatro edições, a pontuação daqueles que terminaram em oitavo lugar ficou entre 13 e 15 pontos. As marcas mais altas pertencem ao Athletico de 2014 e ao Paraná de 2021. Nestes anos, Furacão e Tricolor passaram com a última vaga ao alcançarem os 15. Os demais ‘oitavos’ foram Cascavel (14 pontos – em 2015) e Paraná (13 – em 2020).

Embalo

O Operário está embalado por uma goleada vigorosa contra o FC Cascavel no Germano Krüger. O placar de 4 a 0 foi construído todo no segundo tempo. As mexidas do técnico Ricardo Catalá surtiram efeito e fizeram com que o treinador valorizasse o elenco montado para o início de temporada.

Esta, inclusive, não foi a primeira vez que o Fantasma melhora após alterações. Na estreia contra o União, a produção ofensiva melhorou após a entrada de jogadores que estavam no banco de reservas.

“Procuramos escalar a melhor equipe que dava, respeitando o que vem acontecendo fisicamente com eles. Queria colocar o Marcelo desde o início, mas não fazia sentido eu correr o risco de estourar um jogador”, disse Catalá em coletiva após a goleada ao citar a rotação que vem promovendo entre os titulares.

Crise no adversário

O Paraná Clube está mal no Estadual. O time tem apenas três pontos em quatro jogos disputados e está posicionado fora da zona de classificação para as quartas de final. Se o Campeonato Paranaense terminasse hoje, o Tricolor não teria vaga para a Série D 2023.

Nesse atual cenário, para ter calendário no segundo semestre da próxima temporada, o Paraná dependeria da conquista de acesso para a Série C na disputa da quarta divisão deste ano.

No Paranaense, o Tricolor acumula duas derrotas consecutivas, ambas fora da Vila Capanema. Perdeu para Maringá e Independente, de São José dos Pinhais. Ambas por 1 a 0. O compromisso contra o Operário se torna a chance do Paraná Clube dar uma resposta à torcida.

Arte: dcmais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile