em

Continental projeta nova ampliação na fábrica de Ponta Grossa

A empresa já obteve licença ambiental para começar a investir na viabilização da ampliação da sua produção local

Foto: Arquivo DC

A Continental está projetando uma nova ampliação na sua fábrica de Ponta Grossa, que pertence à divisão fabril “Contitech” da empresa. A intenção é quase triplicar a capacidade de produção de compostos de borracha, passando de 26 toneladas por dia para 70 toneladas por dia, uma alta de +169%.

A informação foi apurada pela reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais com base nas licenças ambientais liberadas pelo Instituto Água e Terra (IAT) à indústria. 

Nos últimos dias foi emitida a licença de instalação de ampliação, que permite a colocação dos equipamentos necessários para o aumento produtivo. Após o investimento, o próximo passo é obter a licença de operação para a autorização do funcionamento dos mesmos.

A reportagem do DC entrou em contato com a assessoria de imprensa da Continental para questionar mais detalhes sobre o investimento, como o valor que deve ser aplicado, se ele demanda a contratação de mais funcionários, a qual linha de produção ele é direcionado, entre outros dados, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Apesar disso, a documentação indica que a ampliação será também estrutural, com uma nova construção no terreno da fábrica. Isso porque em agosto a empresa havia conseguido uma autorização ambiental para a realização de terraplanagem, visando a construção de uma nova estrutura. 

De acordo com o documento, a área prevista para o serviço é de mais de 1,7 mil m² e a terraplanagem só poderia ser iniciada após a emissão definitiva da licença de instalação de ampliação – conquistada agora, nos últimos dias.

Ampliações recentes

Nos últimos anos a unidade Contitech da Continental em Ponta Grossa recebeu uma série de investimentos em ampliações.

Um exemplo é que no final do ano passado a indústria anunciou que inaugurou uma nova linha de produção, que demandou um investimento de R$ 25 milhões – incluindo a construção de uma nova estrutura no Distrito Industrial (relembre neste link). Voltada à esteiras Draper para plataformas de colheitadeiras de grãos, ela atende montadoras agrícolas instaladas no continente e também o mercado de reposição de peças.

Um ano e meio antes, em 2019 a planta já havia passado por uma ampliação produtiva devido à compra de novas máquinas para a fábrica, que passou a produzir novos equipamentos para carros da General Motors (Chevrolet).

Continental Ponta Grossa

Em Ponta Grossa a Continental concentra a produção em quatro unidades de negócios, tendo como principais segmentos de mercado as indústrias automotiva, agrícola e de mineração. 

Entre os itens fabricados estão componentes e sistemas de montagem otimizados para vibração de motores, transmissões e outros componentes, correias transportadoras têxteis (voltadas para mineração, siderurgia e mercado agrícola) e com cabos de aço (voltadas para mineração, cimenteiras, carboníferas, pedreiras, usinas termoelétricas, siderurgia e portos), além de correias elevadoras para serviços de grãos industriais. 

Também são feitos sistemas de ar condicionado, refrigeração de motores turbo e mangueiras de radiador, correias automotivas e tensores.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.