em

Consumo de oxigênio medicinal aumenta mais de 300% no HU

Foto: José Aldinan

Com a pandemia, o consumo de oxigênio líquido medicinal utilizado no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), que é transformado para o estado gasoso, aumentou 334%. A unidade é referência da região para o tratamento de pacientes contaminados pelo vírus. Em março de 2020, o hospital contava com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponibilizados para os casos de covid-19. Agora são 46. 

O aumento de internamentos de pacientes covid-19 elevou o consumo de materiais, medicamentos e oxigênio, assim como a carga horária de médicos, enfermeiros e auxiliares do HU. Ao longo do ano passado, o hospital também aumentou a quantidade de leitos clínicos, que passou de 30 para 64, e a criação de quatro leitos emergenciais.

De acordo com Giovanni Augusto Kalempa Panazzolo, diretor de Gestão Hospitalar do Hospital Universitário, de março de 2020 até esta segunda-feira (22) foram consumidos 338.034 m³ de oxigênio líquido medicinal. Apenas em janeiro de 2021 foram utilizados 34.204 m³. “Já o consumo diário representa aproximadamente 1.103,35 m³”, explicou o diretor.

O montante investido em oxigênio medicinal no mês passado é três vezes maior se comparado ao utilizado em janeiro de 2020, antes da pandemia, quando a utilização foi de 10.237 m³. O consumo médio diário era de 330,22 m³. 

Manutenção

Para atender a demanda, em meados deste mês o Hospital Universitário publicou mais um edital de licitação para a compra de oxigênio líquido medicinal no valor máximo de R$ 830.996,00. Nesse edital, o fornecedor também deve oferecer cilindros para estocagem em regime de comodato por um ano. O pregão eletrônico 003/2021 está previsto para o dia 26 de fevereiro, às 9 horas.

De acordo com Panazzolo, a compra é para manter em dia o estoque de oxigênio para os pacientes assistidos pelo hospital. “Trata-se de uma sessão de comodato e irá atender todos aqueles que precisarem de oxigênio, sejam os pacientes infectados por covid-19 ou aqueles que estejam em tratamento por outras doenças”, apontou.

O que é oxigênio líquido?

O oxigênio líquido é feito por um super resfriamento do gás oxigênio (- 180 º C) que o transforma em líquido. Na forma líquida, o oxigênio ocupa menor volume e pode ser armazenado em recipientes especiais. O produto é comprimido dentro de um cilindro de metal sob alta pressão, podendo ser armazenado em grandes ou pequenos cilindros.

Por que pacientes precisam de oxigênio?

O ar que respiramos contém 21% de oxigênio. Essa quantidade é suficiente para pessoas com pulmões saudáveis. Entretanto, algumas pessoas com doenças pulmonares são incapazes de obter oxigênio suficiente através de uma respiração normal e precisam de oxigênio extra para manter as funções vitais normais.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.