em

Consumo de bebidas será proibida a partir das 5 horas de domingo em todo o PR

Foto: Arquivo DC
Foto: Arquivo DC

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) definiu em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) que será proibido o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas das 5 horas da manhã às 17 horas durante o pleito eleitoral que acontecerá neste domingo (15). A medida faz parte da Lei Seca criada em 1967 e prevista no artigo 347 do Código Eleitoral. A intenção é prevenir os eleitores de escolherem seus governantes com a consciência alterada.

“O objetivo principal nesta data será coibir em todo o Paraná o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. Esse trabalho é integrado junto ao TRE e prontamente nós vamos cumprir”, destacou o coronel Rômulo Marinho Soares, secretário estadual de Segurança Pública durante coletiva de imprensa realizada na manhã de sexta-feira (13) na sede do TRE em Curitiba.

Além da Lei Seca, Marinho destacou a participação da Polícia Civil e Militar durante a Operação Eleições 2020. “Nós vamos atuar com 10 mil policiais militares através de ações que a Segurança Pública já desenvolve em sua rotina. A Polícia Militar ficará responsável por acompanhar hoje (sexta) e amanhã (14) a distribuição das urnas nos locais de votação nos 399 municípios, além de cuidar de todo o policiamento ostensivo e preventivo”, apontou.

Já Polícia Civil atuará juntamente com a Polícia Judiciária nos locais onde houver crimes eleitorais. “Essas pessoas serão conduzidas à sede da Polícia Federal ou para as delegacias da Polícia Civil. Os bombeiros, por sua vez, farão vistorias nos locais para evitar incêndios e o Siate dará reforço nos locais de votação em caso de alguém passar mal”, disse o secretário. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, complementou ao dizer que o reforço da segurança é importante para que o cidadão possa exercer o seu direito de voto.

Cuidados

Segundo o desembargador do TRE, Tito Campos de Paula, nove carretas de materiais chegaram ao Paraná para distribuir milhares de frascos de álcool em gel individualizados para 85 mil mesários que irão trabalhar em todo o Paraná. Também serão distribuídos protetores faciais. O desembargador reforça ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos eleitores em todos os locais de votação.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, a Operação Eleições 2020 se dará de forma suplementada entre a Polícia Militar, Guarda Municipal, 4° Comando Regional, Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Patrulha Escolar Comunitária e Batalhão da Polícia Ambiental Força Verde através de policiamento fixo nos locais de votação e policiamento itinerante.

“Nós vamos garantir a segurança nos 120 locais de votação de Ponta Grossa e também nos 244 locais distribuídos nos municípios da região atendidos pelo 1° Batalhão da PM”, informou a oficial de Comunicação Social da 1° BPM, 1ª tenente Jaíne Chaves.

Com relação às fiscalizações da Lei Seca, equipes deverão fiscalizar os locais de venda e consumo de bebidas alcoólicas a partir da madrugada. Denúncias também podem ser feitas através do número 190.

Aplicativo permite denunciar irregularidades nas Eleições

O 1º BPM divulgou nesta semana o aplicativo Pardal que objetiva receber denúncias por meio de fotos e vídeos de crimes e/ou irregularidades eleitorais. A população pode atuar na fiscalização e no combate à corrupção auxiliando o Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público Eleitoral.

Nestas eleições, qualquer cidadão pode utilizar o aplicativo para enviar um relato da irregularidade a ser apurada. O aplicativo está disponível na loja de aplicativos de qualquer smartphone. Ele possui um link específico para que as denúncias sejam enviadas ao Ministério Público Eleitoral.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.