em

Consultas nas UBS de Ponta Grossa reduzem 73% durante pandemia

Um levantamento apresentado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), a pedido do Diário dos Campos, revela que o número de consultas médicas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa apresentou uma redução de 73,3%, no comparativo entre antes e depois da pandemia da covid-19.

Conforme detalhado pela fundação, antes da pandemia a média de consultas nas 54 UBS existentes no município era de aproximadamente 33 mil por mês. Atualmente, a média mensal é de cerca de 8,8 mil consultas mensais.

A redução já era esperada, considerando a orientação do Ministério da Saúde e, por consequência, da FMS, para que as pessoas só busquem atendimento médico em caso de maior necessidade. “Hoje a principal função das UBS é o monitoramento das pacientes com sintomas gripais, através de visitas e telefonemas e atendimentos de urgência e emergência”, lembra a FMS por meio da assessoria de imprensa.

Os números foram repassados em resposta a reportagem publicada pelo DC nessa quarta-feira (13), que expôs um aumento de 330% nos óbitos em domicílio na cidade, conforme dados obtidos junto aos cartórios de registros. Uma das hipóteses seria que a população, ao buscar menos o atendimento em instituições de saúde, poderia apresentar complicações que levam ao óbito em suas residências.

A FMS, no entanto, destaca que não é possível afirmar que o aumento nas mortes tenha relação com a queda nas consultas.

“Não podemos afirmar essa informação, pois historicamente a FMS tem o mês de maio como o aumento de número de mortos por sintomas respiratórios. (…) A Fundação Municipal de Saúde já tinha conhecimento [do aumento nas mortes em domicílio], porém ainda não é possível afirmar o motivo, pois está em investigação pela Epidemiologia. É necessária a finalização da análise dos dados”, acrescentou a prefeitura.

 

UPA

Ainda conforme os dados fornecidos pela FMS, houve queda no número de pessoas atendidas na UPA Santa Paula, nos meses de março de abril. Em março de 2019 foram 9,7 mil atendimentos. Em março deste ano foram 8,6 mil.

A maior redução, no entanto, foi no mês passado. Abril de 2019 registrou 10,4 mil atendimentos. Abril deste ano teve apenas 3,2 mil atendimentos. No dia 2 de abril a prefeitura divulgou amplamente que a UPA havia se tornado referência no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.

 

Hospital Municipal

No Hospital Municipal Dr. Amadeu Puppi (Pronto-Socorro), em abril deste ano, o número de atendimentos caiu pela metade em relação ao realizado no mesmo mês, no ano passado. Em abril de 2019 foram 10,3 mil atendimentos. Em abril de 2020 foram 5,1 mil. É o menor número de atendimentos realizados nos últimos 28 meses.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.