em

Consultas e cirurgias continuam suspensas; não há previsão de retorno de atendimentos 

Por conta da pandemia da covid-19, desde meados de março a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa determinou um novo fluxo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O mesmo aconteceu no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), hospital de referência para covid-19 na região. 
Assim, há quase dois meses, pacientes que buscam por atendimento para consultas médicas e de enfermagem, atendimentos odontológico, cirurgias eletivas, entre outros, não estão conseguindo realizar os agendamentos. E, não há previsão de quando estes atendimentos voltarão a ser realizados. 
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, algumas atividades rotineiras das UBS foram mantidas e outras canceladas. As ações canceladas são consultas médicas e de enfermagem eletivas; preventivo; puericultura; atendimentos odontológicos; solicitação de exames que não são prioritários; grupos (como orientações, caminhadas, biodança etc); colegiados e locorregionais; visitas domiciliares por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionista e assistente social; e consultas eletivas de nutrição. Entre as atividades mantidas estão ações do 5º dia para as mães e bebês; consultas de pré-natal e de pacientes com condições crônicas, que necessitam de receitas; visita domiciliar do médico/enfermeiro; coleta de exames; eletrocardiograma; dispensação de medicamentos; vacinas e curativos. 
No HU-UEPG estão suspensos todos os atendimentos ambulatoriais, cirurgias e procedimentos médicos eletivos por tempo indeterminado. Os atendimentos de urgência e emergência permanecem inalterados. Os exames complementares, como de imagem e laboratoriais, além das endoscopias, também estão suspensos. 
Retorno 
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, os atendimentos cancelados serão reagendados quando as atividades normalizarem. A Fundação também estuda as últimas atualizações para serem aplicadas nas próximas semanas nos serviços da FMS. As alterações estão em discussão no Comitê de Operações de Emergência, que avalia como serão implantadas as medidas assegurando os critérios de prevenção. A Prefeitura reforça que continuam o acompanhamento de todas as gestantes, de pacientes que fazem uso de medicação continuada e os suspeitos de covid. "Hoje a principal função das UBS é o monitoramento dos pacientes com sintomas gripais, através de visitas e telefonemas", frisa. 
No HU-UEPG, segundo informou a assessoria de comunicação, não existe previsão de retorno das atividades nem de flexibilização das restrições. "Como estamos passando por um momento de pandemia e o HU-UEPG é o hospital de referência para covid-19 na região, não temos como prever um retorno das atividades antes da normalização da pandemia", aponta. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.