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Consulta virtual identificou 92 casos de covid-19 em Ponta Grossa

Foto Ilustrativa

A pandemia de covid-19 exigiu, no início do ano, mudanças no sistema de atendimento em saúde pública. Uma das novidades foi o uso mais frequente da telemedicina. Em Ponta Grossa, a prefeitura agendou 1.083 consultas nessa modalidade. De todos os agendamentos, 948 foram efetivamente realizados.

Por meio de plataforma on-line, casos suspeitos de covid-19 puderam ser diagnosticados a distância. No total, a consulta por videochamada resultou na posterior confirmação de 92 casos de contágio pelo novo coronavírus, quase 10% de todos os pacientes contatados.

Outras consultas não se concretizaram, principalmente por problemas técnicos do equipamento celular usado pelo paciente, ou desistência após agendamento inicial.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, o serviço começou a ser oferecido em 13 de abril, por meio do aplicativo Doctoralia. Segundo a prefeitura, o app foi fornecido em parceria, sem custo para o município.

“Esse serviço contempla apenas atendimentos relacionados a queixas respiratórios e gripais, possíveis casos suspeitos de covid-19, por meio do telefone 3220-1019”, explica a FMS.

Call center

O atendimento funciona da seguinte forma: o paciente identifica sintomas compatíveis com a covid-19, tais como tosse, febre, perda de olfato e paladar, diarreia, falta de ar. Ele liga para o 3220-1019, número criado especificamente para esses casos, onde uma atendente realizar a primeira coleta de informações.

Celular

Diante da suspeita inicial, a atendente pergunta se o paciente deseja fazer uma consulta por videochamada, que tem como ponto de partida um link enviado por meio de Whatsapp. Ao clicar no link, o paciente é direcionado à plataforma, que verifica e calibra o celular (áudio, vídeo, microfone) para possibilitar a consulta.

Consulta

Em seguida, o paciente aguarda a chamada do médico por vídeo, que ocorre minutos depois. Se for um caso em que os sintomas apontem para suspeita de covid-19, o médico orienta cuidados básicos, emite atestado para isolamento domiciliar e solicita o teste rápido, que é posteriormente agendado por telefone. Se for caso aparentemente mais grave, direciona para atendimento presencial e testagem.

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