Menu
em

Construtora prepara área para o Condomínio do Idoso

O terreno já foi cercado e a construtora iniciou a instalação das estruturas que serão usadas na obra. Foto: José Aldinan

A construção do Condomínio do Idoso, em Ponta Grossa, foi anunciado há  cinco anos. A licitação foi lançada em 2020, o resultado saiu em fevereiro de 2021 e naquele ano o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a ordem de serviço, mas efetivamente apenas agora o projeto de execução da obra de R$ 4,376 milhões está sendo concluído. O terreno onde serão construídas as 44 habitações foi cercado.

De acordo com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a  Pizolato Construtora e Incorporadora Ltda, ganhadora do certame, iniciou a instalação das estruturas que serão usadas na obra e a construção deve ser iniciada até o fim do primeiro semestre deste ano. “Como o cronograma de execução é de 18 meses, as obras devem ser entregues até o final de 2023”, informou a companhia por meio de nota.

Questionada sobre a morosidade para o início das obras, a Cohapar informou que a licitação e a contratação da empreiteira ocorreu na modalidade integrada, na qual a empresa também é responsável pela execução do projeto construtivo e da construção da obra.

“A primeira etapa, de fato, está em execução, que é o desenvolvimento do projeto arquitetônico, do loteamento, enfim, de toda a parte técnica que precede a construção. Houve um atraso em relação ao tempo previsto para a execução desse projeto pela construtora, mas agora o projeto básico está aprovado”, ressaltou a companhia.

Condomínio

Inicialmente, planejado pela Prolar em 2017,  o Condomínio do Idoso previa 30 unidades habitacionais. No projeto atual são 40 casas de alvenaria com 42 metros quadrados, com sala, cozinha, quarto e banheiro, além de lavanderia externa. As unidades serão entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o idoso ocupar de imediato.

As portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos contarão com rampas para mobilidade com cadeira de rodas. Será o primeiro condomínio de idosos que contará com piscina aquecida para hidroginástica. Os futuros moradores também terão acesso à academia, biblioteca, sala de informática e ambulatório básico.

A seleção dos moradores será iniciada quando as obras estiverem próximas da conclusão. Podem participar do processo pessoas sozinhas ou casais que não tenham casa própria com 60 anos ou mais e renda de até seis salários mínimos.

Saiba mais

Em fevereiro deste ano, cerca de 80 pessoas lideradas pela Frente Nacional de Luta ocuparam a área onde será construído o condomínio. A Polícia Militar foi acionada e a ocupação desmobilizada no mesmo dia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile