em

Conselho dos Transportes elege novo presidente nesta terça-feira

O Conselho Municipal dos Transporte (CMT) realiza nesta terça-feira (26) mais um reunião. Entre os destaques está a eleição do novo presidente da entidade, atualmente sob o comando de Helmiro Bobeck. O cargo tem duração de dois anos, e Bobeck está em seu segundo mandato, o que o impede de exercer novamente a função. Com isso, deve ser escolhido outro dos 13 membros ativos e que representam entidades da sociedade civil organizada e órgãos públicos e privados relacionados ao transporte público no município.

O CMT tem, entre suas atribuições, a realização de reuniões periódicas visando debater e otimizar o sistema de transporte público na cidade, além de atuar de forma consultiva na análise das planilhas usadas para definir o preço da tarifa do ônibus sempre que é solicitado reajuste. A reunião dessa terça-feira acontece no final da tarde, e o novo presidente deve assumir a função a partir de julho. Na mesma reunião está prevista a avaliação da redução do preço do diesel na planilha tarifária.

 

Questionamento

O presidente da Autrans, Luiz Gorchinski, informou que formalizaria questionamento ao CMT e ao prefeito Marcelo Rangel sobre a realização da eleição. Segundo ele, o regimento interno determina que a eleição ocorra na penúltima reunião do período, o que deveria significar o mês de outubro. Bobeck, por sua vez, afirma que após a assinatura do decreto que normatizou as eleições, a primeira diretoria assumiu em julho de 2014. Portanto, considera-se julho como o início do período de cada mandato. Mas o questionamento deverá ser analisado por todo o Conselho, e respondido também de maneira formal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.