O Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa (Conseg) terá a formação de uma nova diretoria a partir desta terça-feira (2). Uma solenidade está marcada, para às 19 horas, na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). Na ocasião, a atual presidente da entidade, Jane Vilacca, passará a sua gestão ao novo dirigente Luis Carlos Almeida, que já atuava no conselho há muitos anos, e permanecerá na presidência durante o biênio 2019-2021.
Jane continuará à frente do Conseg como vice-presidente, enquanto Elidio Carlos Curi de Macedo assumirá como secretário; Débora Maceno como tesoureira e Joarez Martins como diretor da Câmara. Haverá ainda a posse do Conselho Fiscal em que terá como presidente Henrique Henneberg; Marisa Pereira de Camargo como 1ª conselheira e Michel João Haddad Neto como 2° conselheiro.
Jane Vilacca estava à frente da entidade há quatro anos e destacou os principais trabalhos realizados durante todo este período para melhorar a segurança no município. "O Conseg sempre procurou acompanhar as situações de urgências e emergências. Na Cadeia Pública nós investimos em obras necessárias para evitar tentativas de fuga e também fizemos a ala feminina. Uma obra que melhorou bastante as condições para abrigar as mulheres presas", destacou Jane.
As obras da ala feminina, de 250 metros quadrados, iniciaram em junho de 2015 e foram entregue em 2017. "O local foi construído com a mão-de-obra dos presos, doação de materiais por parte do Departamento Penitenciário (Depen) e ajuda de empresários ao Conseg. A ala feminina tem toda a infraestrutura necessária como abrigo com pequena cozinha, salas de aula, solários e celas especiais", destacou a presidente.
Outro ponto importante, destacado por Jane Vilacca, foi a ajuda do Conseg com a doação de equipamentos ao Corpo de Bombeiros, além do conserto de viaturas que estavam paradas, melhorias na sede do quartel central, além da compra de equipamentos para a Polícia Civil.
"Muitas coisas deixam a desejar, à exemplo de veículos que estavam parados falta de manutenção. O Conseg sempre ajudou a recuperar viaturas com problemas. Nestes últimos quatro anos já gastamos R$ 70 mil em pequenos consertos, recursos do próprio conselho", aponta.
Composição
O Conselho Comunitário de Segurança conta com 28 entidades com grande representatividade em Ponta Grossa. Fazem parte do Conseg o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria; Corpo de Bombeiros; Polícia Rodoviária Federal (PRF); 1° Batalhão da Polícia Militar; Polícia Civil; Patrulha Escolar; Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública; Polícia Ambiental; Denarc; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT); Cadeia Pública; Penitenciária; Rotarys; Acipg; UNB; Fiep; Comad; Associação dos Engenheiros e Arquitetos; APP Sindicato; Sindilojas; Sociedade Rural; Observatório Social; Iplan e Conselho Tutelar.