em

Conheça os serviços de combate à violência contra a mulher em Ponta Grossa

Foto: Arquivo DC

A cidade de Ponta Grossa possui uma rede de atendimento, com diversos serviços, para apoiar e ajudar as mulheres que sofrem algum tipo de violência. O Governo Federal, divulgou através do Painel Ligue 180, a lista dos atendimentos que as vítimas podem solicitar no município.

O Painel Ligue 180 é uma ferramenta interativa que facilita o acesso da população e de gestores e gestoras às informações sobre a Rede de Atendimento às Mulheres. Nele, é possível encontrar mais de 2,5 mil pontos de atenção às mulheres espalhados por todo o país, incluindo delegacias especializadas e núcleos ou postos de atendimento à mulher em delegacias gerais.

Em Ponta Grossa, atualmente, sete locais são elencados como postos de atendimento específicos para as vítimas de violência.

  • Delegacia Da Mulher: dedica atenção especial ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual. A capacitação e o treinamento dos policiais civis é o ponto de partida para isto. O objetivo é que as vítimas sejam atendidas com o profissionalismo, a atenção e o cuidado devidos neste tipo de situação.
    Endereço: Rua XV de novembro, 909 – Centro – Telefone: (42) 3309-1300
  • Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais: é um dos hospitais de referência da região para atendimento das vítimas. Em 2023, a unidade divulgou o ‘Protocolo de Atendimento às Vítimas de Violência’.
    Endereço: Rua Professor Gabriel de Paula Machado, 601 – Uvaranas – Telefone: (42) 3219-8888
  • Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – atua nas causas cíveis e criminais decorrentes de violência doméstica e familiar contra a mulher; pode requisitar a força policial e serviços de saúde, assistência e educação, sempre que necessário.
    Endereço: Rua Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, 590 – Oficinas – Telefone: (42) 3309-1774
  • Núcleo Maria da Penha: projeto de extensão da UEPG, realiza atendimento com equipe técnica especializada (Advogada, Assistente Social e Psicóloga); podem solicitar Medidas Protetivas de Urgência; prestam atendimento jurídico, social e psicológico humanizado e gratuito.
    Endereço: Rua Maria Rita Perpétuo da Cruz, 111 – Oficinas – Telefone: (42) 9 8881-0663
  • Patrulha Maria da Penha: visa prevenir e inibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em Ponta Grossa. A patrulha é resultado de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Cevid, com o objetivo de orientar, fazer visitas periódicas e acompanhar de perto as mulheres em situação de violência na cidade de Ponta Grossa.
    Telefone: 153 ou (42) 3220-1040 ramal 2105
  • Casa da Mulher: é um espaço humanizado destinado a prestar acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos, contribuindo para o fortalecimento da mulher e rompimento do ciclo de violência.
    Endereço: Rua Coronel Theodoro Rosas, 1651 – Centro – Telefone: (42)3220-1043 e (42) 99956-3621
  • Casa Corina Portugal: fornece o acolhimento institucional temporário à mulher vítima de violência e seus familiares; atuam com a identificação de demandas socioassistenciais para realização de encaminhamento a outros dispositivos da rede. O endereço do local é sigiloso.

Ligue 180 em todo o Brasil

O Ligue 180 é um serviço público e gratuito que orienta sobre os direitos das mulheres e sobre os serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência em todo o Brasil, além de analisar e encaminhar denúncias para os órgãos competentes. Funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, e está disponível também no WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.

Leia mais: Empresas de PG e motociclistas poderão ser multados por escapamentos irregulares

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.