em

Conheça o Real Noroeste, primeiro rival do Operário na Copa do Brasil

Escudo do Real Noroeste, do Espírito Santo.

O Operário conheceu nesta segunda (17) o primeiro adversário na Copa do Brasil 2022. O sorteio realizado no Rio de Janeiro determinou que o Fantasma vai enfrentar o Real Noroeste, do Espírito Santo. A partida tem quatro datas reservadas: 23 ou 24 de fevereiro, além de 02 ou 03 de março. A CBF vai homologar todos os duelos nos próximos dias.

Conforme o regulamento, o confronto da primeira fase será em jogo único. O Operário atua na casa do adversário, o Estádio José Olímpio da Rocha, localizado na cidade de Águia Branca, que fica a 215 quilômetros da capital Vitória e a 1,6 mil quilômetros de Ponta Grossa.

Apesar de atuar bem longe da cidade e do estado, o Fantasma tem a vantagem do empate pelo melhor posicionamento no ranking da CBF. O clube alvinegro é o 34° colocado da lista, enquanto os capixabas ocupam a 170ª posição.

Na segunda fase, o vencedor do confronto entre Operário e Real Noroeste (ES) pega o ganhador de Juventude (RS) e Porto Velho (RO). Ficou determinado pelo sorteio que, caso o Fantasma passe pelo time capixaba, vai jogar a segunda fase em Ponta Grossa.

O adversário

O Real Noroeste é um clube-empresa fundado em 9 de abril de 2008. São 13 anos de história. O apelido carinhoso do clube é Merengue Capixaba, uma relação com a alcunha do Real Madrid. O Real (do Espírito Santo) é o atual campeão estadual.

Na decisão de 2021, o Real Noroeste venceu o Rio Branco, de Venda Nova, por 7 a 6 na disputa de pênaltis. Os dois times haviam empatado os dois confrontos decisivos.

O clube que será adversário do Operário ainda soma quatro conquistas da Copa Espírito Santo – a mais recente em 2019. Também tem dois vices do Estadual obtidos nas temporadas 2018 e 2019.

No cenário nacional, o time que leva as cores branca, vermelha e verde disputou uma vez a Série D. Foi em 2020, quando terminou o Grupo A5 na quarta colocação. Na segunda fase sucumbiu diante do Brasiliense (DF).

Time do Real Noroeste na Série D 2020. Foto: Divulgação/Real Noroeste

O Real Noroeste vai para sua terceira participação na Copa do Brasil. Nas duas anteriores não passou da primeira fase. Na estreia, em 2012, perdeu para o Ipatinga (MG). Três anos depois acabou eliminado pelo Criciúma (SC).

Na temporada 2022, além da Copa do Brasil, o clube do Espírito Santo tem pela frente a luta pelo bicampeonato do Estadual e mais uma participação na Série D do Brasileiro. A estreia oficial em 2022 é no dia 29 de janeiro, quando recebe a Desportiva em Águia Branca pela primeira rodada do Capixaba.

A pré-temporada do Real começou no dia 9 de dezembro do ano passado, com a reapresentação de 28 jogadores. Entre eles estão Waldson, Igor Santos, Jarles Baiano, Ítalo, Lucas Rex e José Vitor, campeões capixabas em 2021. A equipe fez dois amistosos contra o Democrata GV, de Minas. As duas partidas terminaram empatadas.

Reforços do Real

O Real Noroeste, comandado há três temporadas pelo técnico Duzinho, de 50 anos, apresentou pelo menos cinco reforços para a temporada 2022. O atacante Gibson chegou do Inter de Lages (SC), o meia-atacante Alex Pixote teve passagens pelo futebol carioca, o meia-atacante Marquinho jogou pelo São Bernardo e o atacante Toni Galego é conhecido do futebol do Espírito Santo.

O quinto nome é o mais conhecido. Trata-se do lateral esquerdo Pedro Botelho, de 32 anos, com passagens por Atlético Mineiro e Athletico Paranaense. No ano passado, o lateral atuou pelo Rio Branco, de Paranaguá.

O Real também havia trazido o experiente atacante Dija Baiano, com currículo marcante pelo Volta Redonda (RJ). No entanto, o jogador deixou o clube no meio da temporada para acertar com o futebol árabe.

Cidade de Águia Branca (ES)

O município de Águia Branca tem aproximadamente 10 mil habitantes. A população – para efeito comparativo – é inferior a de Imbaú, nos Campos Gerais do Paraná. A cidade fica no Noroeste do Espírito Santo, perto da divisa com Minas Gerais.

O estádio, no entanto, está às margens da BR-381 e fica a 16 quilômetros do centro de Águia Branca. A casa do Real leva o nome de José Olímpio da Rocha – pai do presidente do clube. A capacidade é de 5.281 pessoas. Ou seja, cabe mais da metade da população de Águia Branca no estádio.

Richarlison, da Seleção, começou no Real Noroeste

O atacante Richarlison, que defende o Everton (ING) e acumula convocações pela Seleção Brasileira, começou a carreira na base do Real Noroeste. Nascido em Nova Venécia, cidade próxima de Águia Branca, Richarlison vestiu a camisa do Real em 2014.

Richarlison (agachado no centro) jogou na base do Real Noroeste. Foto: Arquivo Pessoal

Contudo, o jogador revelou em entrevista ao site ‘The Players Tribune’, em 2020, que guarda mágoas do Real Noroeste. O clube capixaba teria dificultado a saída do promissor atacante para a base do América Mineiro em 2015. Versão que é contestada pela direção do Real. Essa situação da negociação dificultada teria acarretado em problemas de saúde ao pai de Richarlison.

No entanto, o jogador deu a volta por cima, fechou com o América, apareceu no cenário nacional de vez pelo Fluminense e atingiu o atual patamar na Europa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.