em

Congresso ADM 2023 terá foco nas ‘cidades inteligentes’

Palestras, workshops e apresentação de artigos movimentam a programação. Foto: Divulgação

O Congresso Internacional de Administração, que ocorre entre os dias 27 e 30 de setembro, no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) já tem sua programação definida. O evento, que é uma atividade do calendário acadêmico do Departamento de Administração da instituição tem como tema desta edição as ‘Cidades Inteligentes: Perspectivas e Desafios’.

‘Cidades inteligentes’

E para discutir essa temática, foram previstas palestras, atividades acadêmicas como workshops, visitas técnicas e apresentação de artigos. A professora coordenadora do Congresso, Marilisa Rocio Oliveira explica que a proposta foi trazer temas capazes de conectar acadêmicos, pesquisadores e comunidade ao tema que envolve essa nova perspectiva de administração pública, iniciativas e projetos capazes de aliar inovação, tecnologia e inteligência.

A justificativa, segundo ela, também está no fato de Ponta Grossa estar entre as 21 cidades mais inteligentes do mundo, segundo o Intelligent Community Forum (ICF) – Fórum de Comunidades Inteligentes.

“Estamos trazendo discussões que são capazes de contribuir com esse olhar para o futuro, a partir de uma gestão que envolve tanto políticas públicas, a partir do envolvimento da comunidade estudantil e de pesquisa para ações efetivas e práticas”.

A professora explica que no Brasil, o conceito de “cidades inteligentes” as descreve como cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis. Isso considera os seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural em uma atuação de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede. “Nada mais justo que discutir isso de forma sistematizada durante o nosso congresso”, admite.

Congresso

O evento trará palestrantes que atuam no projeto Vale dos Trilhos, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, bem como de outras cidades do país. Além de pesquisadores, os eventos contarão com profissionais que atuam diretamente em frentes que procuram promover o tema para desenvolver suas cidades e já começaram a escrever cases de sucesso.

Para conhecer a programação completa, os participantes devem acessar pelo site. As inscrições que garantem acesso às atividades do evento custam R$ 150 para estudantes e R$ 350 para comunidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.