em

Confirmações de covid-19 crescem 142% em Ponta Grossa

Ponta Grossa registrou um aumento de 142,8% nas confirmações de covid-19, quando se compara a semana do dia 24 a 30 de maio com a semana de 31 de maio a 6 de junho. Os dados se baseiam em levantamento feito pelo DC com base nos boletins oficiais da doença, publicados pela prefeitura nas respectivas datas, e coincidem com as chamadas semanas epidemiológicas analisadas pelo Governo do Estado.

No primeiro período, o município incluiu no boletim 14 novos casos positivados para o novo coronavírus. Na segunda semana foram incluídos 34 novos casos, resultando no crescimento percentual apontado.

O dado revela um aumento superior ao verificado no estado do Paraná. Nos mesmos períodos, o total de novos casos incluídos nos boletins da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) saltou de 1.261 para 1.917. Uma diferença de 656 casos a mais e um crescimento percentual de aproximadamente 52%.

Em parte, o aumento em positivados em Ponta Grossa pode ser resposta ao aumento no número de testes aplicados no município. Na primeira semana pesquisada foram 207 testes, entre PT-PCR e testes rápidos. Na segunda semana foram 280. Ainda assim, foram 73 testes a mais que na semana anterior, cerca de 35,2% de aumento nas testagens.

Mesmo com o aumento no número de confirmações, Ponta Grossa não havia registrado, até o final da tarde dessa terça-feira (9), nenhum óbito confirmado para covid-19*. Ao mesmo tempo, o Paraná viu 28 óbitos a mais registrados na primeira semana e 50 na seguinte. O aumento foi de 178,5%.

 

Conforme previsto

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde informou que atribui o aumento percentual de casos positivos ao aumento do número de testagens de acordo com a nota da Secretaria de Estado (SESA). Segundo a prefeitura, o gráfico da curva prevista pelo Ministério de Saúde já indicava nesta semana epidemiológica o aumento de casos.

 

UBS aplicam testes rápidos

O mutirão da prefeitura de Ponta Grossa para aplicação de testes rápidos da covid-19 em pacientes monitorados, resultou em 25 testagens realizadas no primeiro dia de uso dos testes, na segunda-feira (8), segundo informou a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde. A atividade inclui 80 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em 54 Unidades Básicas e Saúde, além de residentes multiprofissionais. Apesar do número aparentemente baixo, a expectativa é que as testagens aumentem gradativamente, uma vez que dependem do contato prévio e disponibilidade dos monitorados. A meta é aplicação de 2,1 mil testes em uma primeira fase.

Mais quatro casos

A prefeitura incluiu, no boletim da covid-19 dessa terça-feira, quatro novos casos de contágio pelo novo coronavírus. Com isso, são 121 casos confirmados, dos quais 60 são considerados recuperados. Todos os novos pacientes têm entre 20 e 50 anos e nenhum deles é profissional de saúde.

O boletim revela que são 1.485 casos monitorados, 7 casos suspeitos hospitalizados, um óbito suspeito em análise e 21 óbitos negativos para covid-19. Duas das confirmações ocorreram por meio dos testes rápidos e outras duas pelos testes laboratoriais.

A taxa de ocupação na ala Covid do HU é de 40% na UTI e 36% nos leitos clínicos. Dois ponta-grossenses estão na UTI do hospital e quatro nos leitos clínicos. Nenhum deles tem a doença confirmada. Outros quatro confirmados estão em hospitais municipais públicos e privados, um deles em UTI.

* Na noite de terça-feira foi verificado o primeiro óbito confirmado por covid-19 em Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.