Menu
em

Conet 2019 debate construção de cidades mais inteligentes

Ponta Grossa sedia a partir desta terça-feira (26), às 19h30, no Cine-Teatro Ópera, o Congresso Nacional de Engenharia e Tecnologia (Conet 2019). O evento, que ocorre em paralelo com o 14º Encontro de Engenharia e Tecnologia, reúne palestras e a apresentação de artigos científicos, neste ano voltados ao tema Cidades Inteligentes. A abertura, com Geraldo Farias, tratará da atuação da engenharia nos programas de cidades inteligentes.

O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (Aeapg) e coordenador do escritório regional do Paranacidade em Ponta Grossa, Rafael Gustavo Mansani, explica que o evento é referência no Brasil e também no exterior. Ele visitou o Diário dos Campos, na companhia do superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro José Cabrini Junior, que deve representar o governador Carlos Massa Ratinho Junior durante o congresso.

“O Governo do Estado, junto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano é um dos pioneiros em termos de cidades inteligentes no Brasil. O Paraná é o primeiro estado a assinar termo de cooperação com a ONU dos objetivos de desenvolvimento sustentável – a chamada Agenda 2030”, lembra Mansani, destacando a importância de evento desse porte realizado em Ponta Grossa.

Cabrini Junior apresenta alguns exemplos de por que o tema do evento deve ser de interesse de todos. “Ponta Grossa é considerado o segundo polo industrial do Paraná, por ter promovido uma série de transformações através da tecnologia. As cidades são inteligentes quando possuem tecnologias capazes de calcular o fluxo de entrada e saída de veículos, e até identificar carros roubados, por exemplo. É oferecer segurança à população e trazer as pessoas para ocupar os espaços públicos”, diz.

 

Urbanismo

Mas Cabrini não se restringe ao tema segurança. “Também significa monitorar de forma eficiente os leitos de hospitais e manter uma inter-relação com municípios vizinhos”, diz, enumerando alguns aspectos urbanísticos que são objetivos para Ponta Grossa, especialmente com a formação do Samu Regional. As cidades inteligentes são possíveis quando o tema envolve cada obra de engenharia, e a totalidade das ações urbanísticas. Veja a programação do evento em aeapg.org.br/conet-2019.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile