em

Temporal deixa bairros de Ponta Grossa sem água

A Sanepar informa que, devido ao temporal da noite passada (18) , houve rompimento da comunicação de dados que comprometeram o funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água de Ponta Grossa. Todos os serviços relativos a essa manutenção já foram concluídos, entretanto, devido ao comprometimento do nível de reservação de um dos reservatórios de água tratada, o fornecimento de água está prejudicado nesta quarta-feira (19), para os seguintes bairros e vilas adjacentes:

Cará-Cará, Colônia Dona Luiza, Coronel Cláudio, Distrito Industrial, Jardim Amália I e II, Jardim América, Jardim das Cerejeiras, Jardim Europa, Jardim Ibirapuera, Jardim Itália, Maria Otília, Oficinas, Olarias, Ouro Verde, Santa Bárbara, Santa Maria, Santa Marta, Vendrami, Vila Cipa, Vila Curitiba, Vila Estrela e Vila Ferroviários.

A normalização ocorrerá durante a madrugada de quinta-feira (20).

Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A orientação é evitar desperdícios, utilizando a água com economia. “O sistema já restabeleceu a comunicação dos dados, está operando regularmente, porém precisa recuperar a reservação de água tratada ao longo do dia, devido às horas em que ficou inoperante. Nossa orientação é para que os clientes priorizem o uso da água para a alimentação e higiene pessoal”, reforça o gerente geral da Sanepar Fabio Leal Oliveira.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo site www.sanepar.com.br ou pelo app Sanepar Mobile. É importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Confira algumas dicas de como usar adequadamente a água tratada:

– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

– Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.