Menu
em

Compac pode tombar sede dos bombeiros e mais 7 locais em PG

Foto: arquivo DC.

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) convocou uma sessão pública para o dia 19 de agosto, que irá discutir o tombamento de sete imóveis e uma gruta em Ponta Grossa.

De acordo com o edital, podem participar da sessão os membros do Compac, pessoas interessadas e a população em geral. A reunião ocorre no Pavilhão dos Saberes, no Lago de Olarias, às 14h30.

Dentre os imóveis que podem ser tombados, está a sede do Corpo de Bombeiros, que fica na Praça Roosevelt, e foi inaugurada em 1939. O tombamento tem objetivo de garantir a integridade do patrimônio cultural da cidade.

Quando um imóvel é tombado, mesmo que ele seja de propriedade privada, o local só pode passar por intervenções na sua estrutura depois de apresentar um projeto ao Compac. O projeto, então, é analisado pelos membros para autorizar ou não as mudanças.

Confira os imóveis em análise:

  • Rua Ermelino de Leão, nº 1565 (atual do Boteco da Estação)
  • Rua Dr. Paula Xavier, nº 1426 (atual prédio do Armazém Pet)
  • Rua Antonio Russo, nº 28 (Cine Teatro Pax UEPG)
  • Rua Santos Dumont, nº 448 (atual Tutti Pet)
  • Praça Roosevelt, nº 43 (sede do Corpo de Bombeiros)
  • Rua General Carneiro, nº 509 (atual Funerária Princesa)
  • Rua Tibúrcio Pupo, esquina com Rua Barão do Cerro Azul, s/nº – Distrito Guaragi (antiga Casa Comercial dos Irmãos Menezes)
  • Gruta Santa Mônica

Compac realiza tombamento da Capela do Parque Vila Velha

O Compac realizou o tombamento da Ermida Santuário Mãe da Divina Graça, instalado no interior do Parque de Vila Velha. A sessão foi realizada no dia 17 de julho entre os membros do Conselho.

De acordo com o presidente do Compac, a ata da reunião será divulgada nos próximos dias com todos os detalhes da sessão que definiu o tombamento.

O debate sobre o tombamento iniciou depois que o Plano de Manejo do Parque Estadual de Vila Velha previa a demolição do Santuário Mãe da Divina Graça. Autoridades municipais se manifestaram contra a demolição e iniciaram as discussões para que o espaço fosse tombado e preservado.

Leia mais: Audiência vai definir futuro de santuário no Parque Vila Velha

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile