em

Compac detalha proposta de tombamento da UTFPR

Foto: José Aldinan

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) deve definir, nos próximos dias, a data para sessão pública de possível tombamento da fachada do campus da UTFPR em Ponta Grossa.

Os conselheiros aprovaram por unanimidade a inclusão do Campus da UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Ponta Grossa no inventário cultural do município. A reunião aconteceu em novembro do ano passado e a direção da universidade foi notificada sobre o assunto em março de 2024.

Na ocasião, o Diretor Geral do Campus Ponta Grossa da UTFPR, Abel Dionizio Azeredo, solicitou esclarecimentos sobre o documento. “Nele havia apenas a informação genérica de que todo o Campus seria tombado. Com isso, não pudemos concordar”, explicou para a reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais.

Proposta de tombamento da UTFPR

Na sequência, o Compac enviou novo documento explicando de forma detalhada o tombamento, que aí sim, teve aprovação da diretoria da Universidade. O Conselho revelou que o tombamento se refere às construções dos blocos A e C, que possuem relevância histórica e arquitetônica.

“Quanto à possibilidade de obras de adaptações dentro dos blocos A e C, cabe ressaltar que o tombamento previsto não tem o objetivo de abarcar as partes internas da edificação, mas apenas as fachadas e a volumetria, o que não compromete a execução de intervenções internas. Entretanto, qualquer obra na área de abrangência do tombamento deve ser apresentada previamente ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural para que se forneçam as devidas autorizações.”

O Compac ainda ressaltou que “a inclusão do imóvel no inventário bem como seu eventual tombamento não afetará as atividades do Campus, pois as restrições impostas se limitam à fachada e volumetria do imóvel e não às suas partes internas”.

Ainda sobre aspectos originais da fachada, o Compac esclareceu que “o tombamento da fachada não exige que se retornem aos aspectos originais do imóvel, pois as restrições levam em conta suas características a partir da data de inclusão no inventário”.

História

O prédio do Campus da UTFPR – PG foi construído na década de 1950, para a construção de um seminário, sob coordenação do Padre Bernard Nolker, com arquitetura típica da época. Na década de 1990, a propriedade foi doada para o antigo CEFET, que se tornou UTFPR no ano de 2005.

Leia mais: Compac marca sessão para decidir sobre tombamento da fachada da UEPG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.