em

Compac analisa tombamento de imóvel ao lado da Mansão Vila Hilda

Imóvel residencial tem características da arquitetura modernista

Foto de imóvel na Rua Coronel Dulcídio, 999, Centro de Ponta Grossa
Imóvel fica próximo à histórica Mansão Vila Hilda. Foto: José Aldinan / Arquivo DC

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) colocou sob análise o tombamento de um imóvel que fica próximo à Mansão Vila Hilda, em Ponta Grossa. A informação sobre o tombamento preliminar do imóvel publicada em Diário Oficial do Município na semana passada, considerando decisão do Conselho em deliberação ocorrida em 7 de fevereiro.

Próxima à Mansão Vila Hilda

Dessa vez, o foco está em uma residência localizada na Rua Coronel Dulcídio, 999, na esquina próxima à Mansão Vila Hilda, no Centro de Ponta Grossa. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o imóvel em questão está no inventário desde o ano de  2014, e foi incluído em um mesmo projeto com outros imóveis de  características modernistas. Na reunião do conselho foram discutidas questões da arquitetura e do histórico do imóvel.

A Secretaria não informou quais são os aspectos históricos mas, ao dizer que a arquitetura é modernista, aproxima a avaliação de outras recentes ocorridas no município. Em 2019, dois imóveis considerados modernistas, cujos projetos foram de arquitetos renomados (Vilanova Artigas e Miguel Juliano) deixaram de ter seus tombamentos aprovados.

Recurso

Segundo a Prefeitura, neste momento o Compac está cumprindo o  previsto na lei 8.431/2005, que determina que se o proprietário de um imóvel inventariado solicitar a retirada dessa relação de bens, e o conselho entender num primeiro momento que ainda há necessidade de se avaliar mais a relevância, se dará início o processo de tombamento preliminar.

Agora está aberto o prazo para o proprietário apresentar impugnação, com seus argumentos,  caso tenha interesse, que representará mais uma deliberação do Compac. Caso não seja aprovado o pedido, acontecerá a sessão pública de tombamento. Só este imóvel está nesse processo no momento.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.