Menu
em

Comitê estuda políticas públicas para estrangeiros que vivem em Ponta Grossa

Foto: assessoria

A Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) realizou, na terça-feira (10), mais uma reunião do Comitê Municipal de Migrantes, Refugiados e Apátridas de Ponta Grossa. A presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, conta que o encontro serviu para traçar estratégias no atendimento a esses públicos. Há, por exemplo, o planejamento de uma “Feira de Nacionalidades”, onde serão expostas as diversas culturas e etnias que o município vem recebendo, como forma de divulgação à toda a população.

“Outra ação prevista é a capacitação de agentes públicos para o atendimento dos migrantes e rodas de conversa com a população migrante sobre diversos temas”, relata Vinya. O comitê conta com a participação de diversas entidades e órgão públicos, bem como com representantes de migrantes de diversos países como Haiti, Venezuela, Bangladesh, entre outros.

Na reunião também foram revistas as ações já previstas, como a elaboração de uma cartilha sobre direitos e deveres dos migrantes, contendo informações básicas e de fácil acesso, incluindo a tradução em outros idiomas (inglês, espanhol e francês) de quais serviços públicos o município oferta e como é possível acessá-los. De acordo com Tatyana Denise Belo, diretora do Departamento de Proteção Social Básica, o Comitê Municipal foi criado através do Decreto nº 19.727/2021, vinculado à FASPG, e tem por finalidade articular as políticas públicas na área dos Direitos Humanos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile