Menu
em

Comércio de Ponta Grossa tende a reabrir de forma escalonada na segunda-feira

Foto: Ari Dias/AEN

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Ponta Grossa se reúne na tarde desta quinta-feira (25) para discutir as próximas medidas que serão adotadas no município. Um dos itens da pauta é o escalonamento do comércio, que está fechado, conforme estabelece o decreto municipal vigente, até o dia 28 de março. A reportagem apurou que a tendência é que um sistema de escala seja adotado a partir da próxima semana.

A reabertura das lojas, através de um escalonamento, foi solicitada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas) por meio de um ofício à Prefeitura Municipal. O documento foi assinado pelo secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro Neto, que também preside o Sindicato dos Lojistas de Ponta Grossa (Sindilojas).

“Como sugestão e seguindo o decreto mencionado, o funcionamento do comércio de rua poderia ser das 9h às 17h para lojas de vestuário, artigos pessoais e demais atividades especificadas”, sugere o ofício de Loureiro Neto.

A entidade também indica que no horário das 10h às 18h funcionem as lojas de produtos eletrônicos e utilidades domésticas. O Sindilojas propõe que os shoppings centers e galerias comerciais possam funcionar das 11h às 20h.

“Entendemos que essas sugestões são essenciais para a nossa economia, respeitando todos os protocolos e normas de higienização”, destacou o ofício. Há outras formas de escalonamento em discussão, como dias alternados para cada segmento comercial abrir, e não de horários, conforme propõe o Sindilojas.

Escala por dia

As duas formas de escalonamento já foram adotadas em 2020, em momentos diferentes da pandemia. A escala por dia, conforme cada segmento comercial, se mostrou mais assertiva no sentido de reduzir as aglomerações, tanto nas ruas como no transporte coletivo.

Uma diferença significativa entre os dois momentos da pandemia, de 2020 e agora, é que o índice de ocupação de leitos hospitalares não era tão elevado quando atualmente. A cidade registra fila de espera para leitos hospitalares, sobretudo de Unidade de Terapia Intensiva. Os números de mortes e de contágio decorrentes da doença também nunca foram tão elevados.

Por outro lado, há a pressão dos comerciantes, que estão com as portas fechadas desde quinta-feira (18), e que aumentou nos dois últimos dias. Nas redes sociais, circula a convocação de uma manifestação pública na tarde desta sexta-feira (26), a partir das 15 horas.

A decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, se vai reabrir, e de que forma, ou se o comércio permanecerá fechado, só deverá ser formalizada por decreto municipal, possivelmente esta semana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile