em

Comércio de Ponta Grossa descarta abertura na Sexta-Feira Santa

Foto: Arquivo DC

Está descartada a possibilidade de abertura das lojas no dia 2, feriado nacional de Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo), em Ponta Grossa. A proposta era do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), que sugeria um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato dos Empregados no Comércio. Além de projetar vendas, o Sindilojas acreditava que a medida reduziria aglomerações, distribuindo na sexta parte dos consumidores que planeja ir às compras no sábado. Apesar de a negociação ter sido mantida entre as entidades, o Sindilojas entendeu que o ônus ao comerciante seria muito alto.

“Nos termos que foram apontados, deveriam ser pagos 100% de hora extra ou compensação por dois dias de trabalho até junho, e pagamento de vale-refeição ou R$ 22,30 para cada funcionário fica inviável neste momento”, informou Rafael Ribeiro, gerente do Sindilojas.

Ele lembrou que o serviço de transporte coletivo está suspenso por força de decreto, e que o custo aos empresários seria muito elevado nesse contexto.

2020

No ano passado, o comércio chegou a funcionar na Sexta-Feira Santa, também no esforço por repor perdas financeiras resultantes de restrições impostas pela pandemia de covid-19. Na ocasião, o comércio abria de forma escalonada conforme segmento de atuação. Nesta semana ocorre o escalonamento por horários, que possivelmente seria mantido caso a proposta de trabalho no feriado tivesse sido aprovada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.