Menu
em

Combate ao suicídio conta com serviços gratuitos

No mês julho, o serviço de prevenção ao suicídio passa a ser gratuito através do telefone 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Ministério da Saúde garantiram a parceria através de um convênio para dar apoio para quem precisa superar momentos de crise e para quem tem depressão. Foram repassados recursos de R$ 500 mil para o CVV para que isso fosse possível. O Paraná foi um dos últimos estados a ter acesso gratuito a esse serviço.

Em Ponta Grossa, segundo o departamento de saúde mental da Prefeitura de Ponta Grossa, diariamente cerca de 20 a 25 pessoas com depressão grave, que pode levar ao suicídio, procuram pelos serviços de ajuda fornecidos pelo município. Para fazer o tratamento através da Secretaria Municipal de Saúde, é preciso passar por uma avaliação com os psicólogos que atendem no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Nos casos de depressão grave, o paciente é encaminhado até o CAPS II, e nos casos de depressão infantil encaminhados ao CAPS Infanto Juvenil.

"É muito importante procurar por ajuda, nós fazemos não só o tratamento dos pacientes mas também damos orientação para a família ensinando todos a melhor forma de lidar com a depressão e evitar o suicídio no caso de depressão grave", explica a diretora do departamento de saúde mental do município, Ana Paula Ohata.

No caso de depressão leve, o paciente é levado para uma Unidade de Saúde. Para esse grupo também há outras alternativas para quem sofre com a  doença, através de grupos comunitários, grupo psicoterápico e outras atividades.

Ana Paula alerta para o diagnóstico de pessoas com depressão grave: Nem sempre é fácil avaliar como a pessoa está, mas é preciso prestar atenção no comportamento da pessoa, que vai mudando entre a família e com os amigos". Em, caso de depressão grave, a pessoa mantém tratamento também através do projeto terapêutico singular.

 

Dados sobre suicídio

Segundo dados do Ministéiro da Saúde, em seis anos o Paraná registrou um total de 3.942 mortes por suicídio. Além disso, o número de ocorrências tem crescido ano a ano desde 2011. A faixa etária que possui a maior taxa é entre 40 e 59 anos, com 8,2 suicídios para cada 100 mil. Em 2011, 219 pessoas nessa faixa de idade deram fim à própria vida.

Atualmente a média nacional de suicídio no Brasil, em todas as idades é de 5,5 por 100 mil habitantes. São, em média, 11 mil pessoas que tiram a vida por ano no Brasil. Quando verificado por faixa etária, os idosos são os que mais preocupam, pois as taxas sobem para 8,9 mortes por 100 mil, nos últimos seis anos. Envenenamento e intoxicação são os meios mais utilizados e os homens são os que mais morrem por suicídio e 60% são solteiros. A região Sul concentra 23% dos suicídios e o Sudeste 38%.

Para atingira  meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), de reduzir em 10% os óbitos por suicídio até 2020, o Ministério da Saúde lançou no ano passado uma agenda estratégica que inclui ampliação da assistência e ferramentas de comunicação. Os atendimentos do CVV podem ser feitos também por e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias e nos 87 postos de atendimento. Em Ponta Grossa o CAPS II fica na Avenida Antônio Rodrigues Teixeira Júnior, 229 – Jardim Carvalho. Telefone:  (42) 3901-3020

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile