Menu
em

Com uma arquitetura histórica, Villa Branda será revitalizada

Os donos da Villa farão uma revitalização para colocar o imóvel disponível para locação (foto: José Aldinan)

O imóvel conhecido como Villa Branda, localizado no Centro de Ponta Grossa, será revitalizado. Com uma história arquitetônica que chama a atenção, desde 2020, o local entrou para a lista de imóveis tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) e, por isso, os proprietários precisam apresentar um projeto ao conselho caso queiram realizar modificações ou obras no local.

De acordo com a última reunião do Compac, os donos da Villa farão uma revitalização para colocar o imóvel disponível para locação. As características da edificação “trazem destaque ao estilo Missões, que , acompanhado pelo Art Déco e outros estilos, foi um importante marco na história da arquitetura brasileira e na história cultural do pais. Esse estilo é um símbolo do cenário que envolveu o período da Segunda Guerra Mundial e da utilização da cultura norte- americana como parâmetro”, diz a ata do processo de tombamento da Villa Branda. Ainda segundo os registros do Compac, o primeiro registro de imóvel, que fica na rua Sete de Setembro nº 435, foi feito em 1977.

Obras na Villa Branda

O projeto de revitalização foi aprovado pelos conselheiros do Compac e o local passará pelas seguintes adequações: disponibilização de vagas de estacionamento na parte posterior do muro; o banco existente no jardim frontal será reposicionado na parte central da fachada do imóvel; as calçadas existentes no jardim frontal precisarão ser retiradas; o gramado será substituído por concregrama, para não se perder a permeabilidade; o muro precisará ser reduzido para que os veículos possam acessar as vagas; o telhado sobre o portão de acesso veicular terá o aumento de 30 centímetros e a parte interna, que está deteriorada pelas invasões que sofreu ao longo dos anos, será revitalizada.

Regras do tombamento de um imóvel

O tombamento não altera a propriedade de um bem, apenas proíbe que venha a ser destruído ou descaracterizado. O fato é que para realizar quaisquer intervenções é necessário apresentar um projeto desenvolvido por profissional competente ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural que deliberará sobre o assunto.

Leia mais: PG anuncia primeira atração da programação do Natal 2024

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile