em

Com salário atrasado, funcionários da VCG devem entrar em greve na segunda (29)

Pagamento deve colocar fim à paralisação total do transporte coletivo. (Foto: José Aldinan)

Mesmo que decreto publicado nos próximos dias autorize a reabertura do comércio e a retomada do transporte coletivo em Ponta Grossa a partir de segunda-feira (29), não há perspectiva de retomada do serviço, por conta da greve dos funcionários da Viação Campos Gerais (VCG), concessionária responsável pela prestação do serviço em Ponta Grossa, marcada para iniciar na segunda-feira (29).

Isso porque a VCG confirmou ao dcmais nesta quinta-feira (25), data em que deveria efetuar a segunda parcela do pagamento dos salários dos funcionários, que não fará o pagamento e não tem previsão de quando isso será feito, porque a empresa enfrenta sérios problemas financeiros. A tendência de que a parcela não seria paga nesta quinta-feira já tinha sido divulgada pela empresa no dia 17, quando a prefeitura anunciou a suspensão do transporte coletivo entre os dias 18 e 28 de março, como medida de enfrentamento à covid-19.

Por conta disso, o Sindicato da categoria, o Sintropas, já havia adiantado que, diante do não pagamento da segunda parcela do salário, referente a fevereiro, ficaria convocada para o dia 29, data prevista para a retomada do transporte coletivo, greve em Ponta Grossa.

Por meio de um ofício, a empresa chegou a propor ao sindicato férias aos colaboradores nos 10 dias em que o serviço do transporte ficaria suspenso em razão do lockdown. Outra alternativa apresentada foi a compensação da jornada, através do banco de horas, ou ainda que os dias não trabalhadores fossem pagos posteriormente, propostas que foram negadas pela categoria.

O presidente da entidade frisou que há um indicativo de greve vigorando no município, conforme aprovado durante a assembleia realizada no dia 28 de janeiro. Assim, não seria necessário fazer nova assembleia. “Ou recebemos tudo o que temos direito ou não trabalhamos”, reforçou Luiz Carlos de Oliveira, o Luizão, presidente do Sintropas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.