Menu
em

Com 2 mil mudas plantadas, Parque de Olarias ainda tem pouca sombra

Município vem substituindo mudas com desenvolvimento prejudicado

Foto de funcionários da Prefeitura de Ponta Grossa preparando plantio de mudas de árvores no entorno do Lago de Olarias

Plantio de mudas de árvores iniciou em 2020 / Foto: Divulgação

Quem frequenta o Parque de Olarias pode até duvidar mas, segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, o local já conta com mais de duas mil árvores plantadas. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e se refere aos plantios realizados desde 2020, quando 480 mudas da espécie Acer palmatum foram instaladas no entorno do Lago de Olarias. O desafio, agora, é garantir o crescimento dessas árvores, já que o parque recebeu vários equipamentos, mas ainda tem falta de áreas com sombra, porque essas plantas ainda são de baixa estatura.

Árvores ainda são de baixa estatura no Parque de Olarias / Foto: Arquivo DC

Árvores no Parque de Olarias

A população sente isso na pele, literalmente. Embora a lâmina d’água do lago ajude a umidificar o ambiente, o calor deste verão (que termina no próximo sábado, 19) foi especialmente intenso. Mesmo as árvores recém-plantadas sofrem as consequências das altas temperaturas que, junto a outros fatores, prejudicam seu desenvolvimento.

Na última semana, a SMMA precisou efetuar a substituição de 50 árvores do Parque de Olarias. A ação ocorreu em paralelo aos serviços de poda e limpeza das outras árvores. O trabalho foi realizado porque algumas das árvores plantadas anteriormente não se desenvolveram, o que é considerado normal dentro do trabalho de arborização em áreas públicas. O processo de arborização em um novo parque leva tempo. Basta lembrar como o Parque Ambiental demorou a ter a atual constituição, em parte devido ao terreno repleto de pedras.

Cinquenta árvores precisaram ser substituídas na última semana / Foto: Divulgação

Espécies

As novas mudas são da espécie Vacum (Allophylus edulis), também conhecidas como “fruta-de-pombo”. São espécies de crescimento considerado rápido, que atingem seis a 10 metros de altura e são ideais para o paisagismo, caracterizadas por frutos vermelhos pequenos. Para adquirir essas plantas, o Município conta com a lei de compensação ambiental, através do qual empreendedores financiam o plantio de árvores, arbustos e flores nos espaços urbanos.

“As mudas de árvores são adquiridas por compensação, conforme a lei municipal vigente. Além disso, está sendo elaborado um projeto para que o município comece a criar mudas de árvores”, acrescenta a SMMA.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile