Menu
em

Colégios cívico-militares não poderão oferecer aula à noite

(foto ilsutrativa/AEN)

Cinco vereadores de Ponta Grossa solicitaram para o Governo do Estado do Paraná que os colégios cívico-militares do município ofereçam também o ensino noturno.

Porém, esta possibilidade não é permitida por força de lei. O jornal Diário dos Campos e portal DCmais consultaram o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, que afirmou que a lei nº 20.338, que regulamenta os colégios cívico-militares, determina que o ensino noturno não é permitido nestas instituições.

Em Ponta Grossa, mais cinco unidades escolares irão entrar para este modelo no próximo ano. “Das 5 instituições que aderiram ao programa na consulta dos últimos dias 28 e 29 de novembro, apenas uma ainda oferta ensino noturno”, explica o Núcleo de Educação.

Porém, a unidade deixará de ofertar o ensino noturno, “devido à baixa procura, ainda sem haver qualquer relação com o Programa Colégios Cívico-Militares, essa instituição não ofereceu novas turmas da 1ª série do ensino médio (EM) e, em 2024, continuará atendendo no período noturno os estudantes que estarão na 3ª série do EM normalmente, mas sem ofertar novas turmas”, explica a nota no núcleo.

Pedidos dos vereadores

As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com 126 novas unidades aprovadas neste ano, serão 288 colégios nessa modalidade no próximo ano.

Na Moção de Apelo, os vereadores ressaltam que “a iniciativa de promover escolas cívico-militares foi do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e tal iniciativa agradou a população, pois o sistema privilegia a disciplina dentro do ambiente escolar e extraescolar, a qual pleiteamos que seja estendida para o período noturno na rede estadual de ensino”.

A moção foi encaminhada para o governador Carlos Massa Ratinho Junior após aprovação na sessão de 6 de dezembro, com 16 votos favoráveis.

Leia mais: PG terá cinco novos colégios cívico-militares

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile