em

Clube Guarani retoma a tradição esportiva em Ponta Grossa

Nadadores de Ponta Grossa seguram a bandeira do Guarani Esporte Clube no pódio
Nadadores de Ponta Grossa passaram a ter apoio do Guarani. Foto: Divulgação/APANPG

O Guarani Esporte Clube (GEC), da Vila Estrela, está retomando um pouco de sua tradição esportiva em Ponta Grossa. Desde o mês passado é possível ver a bandeira do Bugre em competições estaduais e nacionais. A volta se tornou viável a partir de parceria com uma das modalidades que estava enfrentando dificuldades em tratativas com a administração pública: a natação.

A equipe coordenada pela Associação de Pais e Amigos (APANPG) vinha há mais de um ano sem local adequado para treinamentos. Desde o fechamento da Piscina Municipal do Guaíra por problemas estruturais, os jovens atletas de Ponta Grossa praticavam o esporte em piscina de dimensões reduzidas, fugindo do ideal de preparação.

No entanto, as portas do Guarani se abriram no final deste ano a partir da entrada de nova diretoria. Um dos entusiastas é o vice-presidente Oscar Pereira, que também dá suporte ao basquete do município.

Roberto Mryczka, dirigente da natação ponta-grossense, comemora a iniciativa ao lado do Bugre e esclarece que o trabalho da APANPG não se finda com a chegada do Guarani.

“O Guarani está absorvendo os atletas que já estavam em formação em Ponta Grossa. Após reuniões que tivemos ficou definido que o clube vai ser federado tanto na Federação Paranaense quanto na Confederação Brasileira. A Associação de Pais continua existindo, pois há projetos em andamento e encaminhados para o ano que vem. Não vamos dissolver. A equipe vai se chamar Guarani/APANPG”, conta Mryczka. Nas redes sociais já se pode ver o clube rubro-negro enaltecendo resultados dos pequenos nadadores.

“Os nadadores que são sócios do Guarani e que queiram integrar a equipe também vão poder participar. A expectativa é um crescimento do nosso time. A gente aposta muito nisso pela própria estrutura do Guarani. Há piscina interna e externa. Acho que agora a natação encontrou a sua casa”, diz Mryczka.

A afirmação tem sentido. Isso porque nas décadas de 1980 e início de 1990 o Guarani tinha uma das principais equipes do estado na natação.

Basquete

O Guarani também tem chances de voltar a abrigar projetos do basquetebol em Ponta Grossa. Coordenador técnico da Liga Desportiva e idealizador do NBPG, Paulo Affonso Moreira antecipou ao dcmais que mantém conversas com o Bugre.

“No futuro próximo pretendemos fazer projetos ao lado do Guarani. Por convite do Oscar Pereira vamos voltar a fazer projetos para incentivar as categorias de base no clube. O Guarani sempre foi uma referência no basquete de Ponta Grossa e agora ele vai retomar devagarinho essa qualificação do passado”, conta Moreira.

Na década de 1940 e 1950, Ponta Grossa tinha astros nacionais do basquete. Mayr Facci, por exemplo, vestiu a camisa local a partir de 1949 e disputou duas Olimpíadas. Cinco décadas depois, nos anos que antecederam a parceria do basquetebol com a CCR Rodonorte, o projeto de Ponta Grossa usava o nome e as cores do Guarani.

“Em 2013 tivemos que mudar o projeto para a Liga Desportiva. Não que não quiséssemos mais o Guarani. O Guarani sempre esteve em nosso coração e sempre teve um espaço em nosso ginásio. Nascemos lá dentro do Guarani e não vamos esquecer isso nunca”, reforça Paulo Moreira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.