em

Clube de Quadrinhos discute biografia de Billie Holiday nesta quarta

O clube de leitura está em sua 3ª edição e tem a coordenação de Ben-Hur Demeneck, professor colaborador de Jornalismo da UEPG e doutor em Ciências da Comunicação

Nesta quarta-feira (28) às 18h30, o Clube de leitura de HQs da UEPG se reúne para conversar sobre o quadrinho biográfico ‘Blues for Lady Day – A história de Billie Holiday’, de Paolo Parisi. O encontro será na sala de eventos da Biblioteca Central do Campus Uvaranas e a atividade é aberta ao público.

O Clube de Leitura de Quadrinhos da UEPG promove encontros mensais para debater um livro de quadrinhos pré-selecionado. Vinculado ao Cultura Plural, projeto do Departamento de Jornalismo, o grupo de leitores procura divulgar a chamada Nona Arte, na região de Ponta Grossa, e enfrentar o preconceito acadêmico em torno dos quadrinhos.

O quadrinho ‘Blues for Lady Day – A história de Billie Holiday’, de Paolo Parisi, conta a trajetória da mais importante cantora da história do jazz. Dos clubes do Harlem, em Nova York, ao estrelato internacional. “’Blues for Lady Day’ traz a biografia de Billie Holiday, provavelmente a voz mais bela do mundo do jazz que já ouvi. A obra apresenta sua trajetória desde o bas-fond no Harlem, onde inicia sua carreira de cantora, até sua heroica ascensão, enfrentando problemas com os vícios e as dificuldades de ser uma artista negra em uma época de acentuado preconceito racial. O livro remete a um álbum de jazz, sendo divido em capítulos que são nomeados com títulos de suas canções. Destaque para ‘Stranger Fruit’, canção que alude aos horrores do período de segregação racial nos EUA. O texto é permeado por trechos de falas da própria Billie Holiday, que conduzem a narrativa e dão um aspecto intimista à obra, algo bem próprio à atmosfera jazzística”, destaca o participante do clube, Rodrigo Pallú Martins.

Agenda

Ainda em 2019, o clube de HQs da UEPG prevê incluir a leitura e bate-papos sobre os seguintes títulos: ‘Hip Hop Genealogia 1’ (Ed Piskor), ‘Luzes de Niterói’ (Marcello Quintanilha), ‘Estudante de Medicina’ (Cynthia B.), ‘Matadouro de Unicórnios’ (Juscelino Neco) e ‘Couro de Gato’ (Carlos Patati e João Sánchez). (Os interessados nos encontros devem ficar atentos à fan page do Clube de Quadrinhos e Humor Barão de Itararé para acompanhar possíveis alterações no calendário).

Clube

O clube de leitura está em sua terceira edição e tem a coordenação de Ben-Hur Demeneck, professor colaborador de Jornalismo da UEPG e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Demeneck foi editor de publicação indicada a prêmio em festival de quadrinhos do Angoulême, na França.

Parcerias

O projeto resulta de um conjunto de parcerias: Biblioteca Central Professor Faris Michaele (Bicen/UEPG), editora Veneta, projeto de extensão em jornalismo cultural Cultura Plural e Clube de Humor e Quadrinhos Barão de Itararé. Para cada encontro, a editora coloca em circulação três exemplares para que os participantes do projeto façam a leitura prévia das obras. Cada título passa a compor o acervo da biblioteca da universidade após cada encontro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.