em

Clube de leitura visita realismo mágico de Jorge Luis Borges

Os admiradores da literatura latino-americana estão convidados a participarem do próximo bate-papo do Clube de Leitura Penguin Companhia-Verbo Livraria, programado para este sábado (28). O encontro será às 10 horas, na Verbo Livraria.

“No livro 'Aleph', Borges envolve o leitor em problemas tipicamente filosóficos a partir de passagens como 'dizer tigre é dizer os tigres que o geraram, os cervos e as tartarugas que devorou' e como 'um Aleph é um ponto do espaço que contém todos os outros pontos'; ou seja, enquanto lemos contos, somos levados a nos questionar qual é a extensão da linguagem e, no outro caso, aquilo que realmente sabemos sobre o espaço”, destaca o coordenador do clube e professor de Jornalismo da UEPG, Ben-Hur Demeneck. Para ele, “Aleph serve como porta de entrada para ao labirinto Jorge Luis Borges” porque “em pouco mais de 150 páginas, somos confrontados com assombrosa cultura e criatividade daquele autor argentino”.

A atividade é gratuita e não precisa de inscrição prévia. “Apenas recomendamos a leitura do livro para facilitar a interação com os demais participantes enquanto se discute a obra. No entanto, qualquer interessado no bate-papo pode e deve comparecer”, esclarece o mediador Ben-Hur Demeneck.

Ele comenta ainda que curiosos costumam voltar em edições seguintes como leitores. Após Borges, o clube programa outros três encontros em 2019. A leitura escolhida para 26 de outubro é ‘Clube dos jardineiros de fumaça’, romance de Carol Bensimon, que ganhou o prêmio Jabuti em 2018. Em 23 novembro, os leitores conversam sobre ‘Carta a D.’, de André Gorz. Por fim, no dia 7 de dezembro, o bate-papo será sobre ‘Conversa no Catedral’, clássico do peruano e Nobel em Literatura Mario Vargas Llosa.

 

 

Sobre o autor:

 

Jorge Luis Borges nasceu em Buenos Aires, em 24 de agosto de 1899. Antes de falar espanhol, aprendeu com a avó paterna a língua inglesa, idioma em que fez suas primeiras leituras. A sua ligação com livros e bibliotecas atravessa obra, além de ter a ver com cargos que ocupou como o de diretor da Biblioteca Nacional, em Buenos Aires, nos anos 1950. Em 1956, passou a lecionar literatura inglesa e americana na Universidade de Buenos Aires, período em que os oftalmologistas já o tinham proibido de ler e escrever. Era a cegueira, que se instalava como um lento crepúsculo. Faleceu em Genebra em 14 de junho de 1986.

 

Serviço:

Clube de Leitura Penguin Companhia / Verbo Livraria

Livro do mês: ‘O Aleph’, de Jorge Luis Borges

Data: 28 de setembro (sábado)

Local: Verbo Livraria (Av. Vicente Machado, 779)

Horário: a partir das 10 horas

Atividade gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.