em

Clube de Leitura debate obra de Mia Couto

O próximo encontro do Clube de Leitura Companhia das Letras é neste sábado (25 de agosto). A obra da vez é Terra Sonâmbula, do escritor moçambicano Mia Couto. A história se passa no Moçambique pós-independência, mergulhado em uma devastadora guerra civil, onde um velho e um menino empreendem uma viagem recheada de fantasias míticas.

Considerado por júri especial da Feira do Livro de Zimbabwe um dos doze melhores livros africanos do século XX e agora reeditado no Brasil pela Companhia das Letras – é um romance em abismo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa. “Couto se vale também de recursos do realismo mágico e da arte narrativa tradicional africana para compor esta bela fábula, que nos ensina que sonhar, mesmo nas condições mais adversas, é um elemento indispensável para se continuar vivendo”, destaca a apresentação do livro.

O encontro deste sábado será a partir das 10 horas, na Verbo Livraria. O objetivo do clube é divulgar a leitura como atividade prazerosa por meio de uma roda de conversa. A atividade é gratuita e não exige inscrição prévia, apenas se recomenda a leitura integral da obra. O clube tem a coordenação e a mediação do jornalista e professor da UEPG, Ben-Hur Demeneck. Os encontros ocorrem mensalmente.

Sobre o autor:

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.