em

Clube de leitura Cia das Letras divulga programação do 2° semestre

O Clube de Leitura Companhia das Letras de Ponta Grossa, coordenado pelo professor de jornalismo da UEPG e jornalista Ben-Hur Demeneck, divulga sua programação de encontros mensais entre agosto e dezembro. Ela começa no dia 10 de agosto com uma conversa sobre ‘O corvo’, poema de Edgar Allan Poe.

As atividades acontecem sempre em sábados das 10 horas ao meio-dia na Verbo Livraria – Avenida Vicente Machado, 779, a uma quadra da ‘praça dos Polacos’. Recomenda-se a cada interessado a leitura integral do livro do mês para poder interagir com os demais participantes, uma vez que se trata de um bate-papo e não de uma palestra. A atividade cultural é gratuita.

Em agosto, o grupo cultural alcança a marca de 40 encontros mensais. Segundo Ben-Hur Demeneck, a escolha da edição de ‘O corvo’ para a data permite aos leitores comparar versões de Fernando Pessoa e Machado de Assis para o poema de Edgar Allan Poe, além de debaterem porque Poe transcendeu as fronteiras da literatura e ganhou apelo pop.

“Até em um bar de Ponta Grossa um boêmio poderá encontrar um retrato de Edgar Allan Poe dependurado atrás do balcão; Edgar Allan Poe, depois de virar referência incontornável de contos, especialmente os policiais e de terror, ele se tornou um ícone pop”, comenta Demeneck. O organizador lembra que, devido às férias escolares de julho, haverá dois encontros em agosto. O segundo deles será no dia 31 com ‘Antenas da Floresta’.

Seleção

A seleção do segundo semestre inclui dois autores latino-americanos clássicos (Mario Vargas Llosa e Jorge Luis Borges), um livro-reportagem sobre a saga das TVs na Amazônia, uma carta de amor que virou livro (ou será o contrário?) e romance de Carol Bensimon, ganhadora do prêmio Jabuti 2018.

 

CALENDÁRIO DO SEGUNDO SEMESTRE:

Encontros mensais aos sábados, das 10h ao meio-dia na Verbo Livraria (Avenida Vicente Machado, 779). OBS: o organizador sugere aos interessados que visitem mensalmente a fan page do Clube de Leitura para confirmar as datas de cada encontro, caso algum problema leve à alteração de calendário.

 

  • 10 DE AGOSTO – O corvo, de Edgar Allan Poe – O poema mais assustador da literatura ocidental e as traduções de Fernando Pessoa e Machado de Assis. Se o leitor optar pela edição da Companhia das Letras, ela inclui análises feitas pelo poeta, tradutor e professor Paulo Henriques Britto e três textos fundamentais de Poe sobre poesia.

 

  • 31 DE AGOSTO – Antenas da Floresta: a saga das TVs da Amazônia, de Elvira Lobato – o livro-reportagem da premiada jornalista apresenta uma faceta surpreendente e fascinante do Brasil ao contar a história de algumas dezenas de pessoas que, praticamente no anonimato, dão uma rasteira nas grandes emissoras de TV do país.

 

  • 28 DE SETEMBRO – O Aleph, de Jorge Luis Borges – um dos pontos culminantes da ficção de Borges reúne motivos como o tempo, o infinito, a imortalidade e a perplexidade metafísica sem jamais se perderem na pura abstração; ao contrário, ganham carnadura concreta nas tramas, nas imagens, na sintaxe e são capazes de sondar o processo histórico argentino.

 

  • 26 DE OUTUBRO – O clube dos jardineiros de fumaça, de Carol Bensimon – Romance ganhador do prêmio Jabuti de 2018. Ambientado na Califórnia e tendo como pano de fundo a descriminalização da maconha. O personagem principal é Arthur, jovem professor brasileiro que busca recomeçar a vida depois dos acontecimentos que o levaram a deixar Porto Alegre.

 

  • 23 DE NOVEMBRO – Carta a D., de André Gorz – Uma das declarações de amor mais conhecidas e emocionantes de nosso tempo. Este livro é também uma afirmação comovente de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas, conforme indica seu início: “Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca.”

 

  • 7 DE DEZEMBRO – Conversa no Catedral, de Mario Vargas Llosa – Publicado originalmente em 1969, este é um dos livros mais importantes do autor Prêmio Nobel Vargas Llosa e um dos romances mais poderosos da ficção latino-americana na segunda metade do século XX. Reunidos no bar Catedral, dois amigos relembram fragmentos de suas vidas e recompõem o panorama político peruano nos anos 1950.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.