em

Clube da Robótica representa PG na IronCup; luta de robôs vai bem além da diversão

Robô '10integrado' representa o Clube da Robótica, de Ponta Grossa. Imagem: Reprodução

Robôs digladiando e destruindo um ao outro num ringue. A cena chama a atenção e até entretém. Mas para quem está envolvido na competição a atividade vai além da diversão. Ela significa desenvolvimento, tecnologia e oportunidades no mercado de trabalho. É assim que a startup ponta-grossense ‘Clube da Robótica’ atua com jovens que amam a engenharia. Eles vão representar a cidade na IronCup 2021, evento internacional de robótica.

Vencer significa ter encontrado bons aparatos tecnológicos na montagem e programação dos robôs.

“O primeiro objetivo é a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Assim como no automobilismo temos a Fórmula 1 como exemplo de competição que coloca em teste todas as tecnologias que poderão ser usadas na indústria automotiva, as competições de robótica têm o mesmo sentido. Todos os competidores estão em busca do melhor resultado e cada um tem sua estratégia, seus materiais e equipamentos. Nisso a gente consegue fazer nossos robôs cada vez melhores”, explica o CEO do Clube, Evandro Kafka.

Vídeo de divulgação da IronCup 2019

Dentro de uma competição como a IronCup os participantes revelam o desenvolvimento de novos materiais na composição das máquinas.

“Está envolvida toda a engenharia do design, do material utilizado para o robô ficar mais resistente, para perder peso, para melhorar a autonomia dele. Também há pesquisas voltadas às baterias e consumo de energia, desenvolvimento de motor e de sensor. Até mesmo as borrachas que vão para as rodas do robô recebem um trabalho de pesquisa intenso. Envolve muita descoberta”, comenta.

A média de idade dos alunos do ‘Clube da Robótica’ é 13 anos. A baixa faixa etária em que estão inseridos auxilia no desenvolvimento dos adolescentes para o mercado de trabalho da área. Os imprevistos enfrentados nas competições fornecem habilidades.

Divulgação da IronCup 2020

“Às vezes com orçamento travado nós buscamos soluções inovadoras utilizando o que temos em mãos para entregar o melhor resultado. As empresas buscam esses profissionais justamente pela experiência que tiveram na competição. Ela traz uma bagagem em resolução de problemas, em inovação. Elas querem toda essa experiência nas aplicações que serão desenvolvidas no futuro”, afirma Kafka.

IronCup

Com participantes de países como EUA, México e Filipinas, a edição 2021 será online. Desta forma, os robôs foram montados pela organização, enquanto os competidores ficaram responsáveis pela programação. Os ponta-grossenses participam pela terceira vez da categoria Sumô Mini 500g, que engloba a luta. O ‘Clube da Robótica’ usa o robô ‘10integrado’.

O evento também traz categorias que simulam hockey e futebol. A IronCup vai acontecer entre os dias 24 e 26 deste mês. Como parte da preparação, a equipe de Ponta Grossa participou de um amistoso nesta semana e venceu. O adversário no ringue foi o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Startup triplica faturamento

A Clube da Robótica desenvolve atualmente protótipos e atividades relacionadas ao ensino de robótica. A startup triplicou o faturamento no ano passado e passou a atender 17 estados – sendo que antes atuava apenas em Ponta Grossa.

“A ideia é ter um crescimento parecido agora em 2021, quando queremos dobrar nosso faturamento. Já quadruplicamos a nossa base de clientes e hoje atendemos mais de 100. Estamos diversificando também os nossos serviços: estamos atendendo alunos surdos e também comercializando produtos”, afirmou o CEO em entrevista recente ao DC.

Ele cita como exemplo o “RobotBox”, kit de robótica que leva a experiência que se tinha presencialmente no laboratório para casa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.