Menu
em

Claudinei avalia comportamento do Operário com três zagueiros

Claudinei_Operário

Claudinei Oliveira treinou o Operário no 1° turno da Série B 2022. Foto: André Jonsson / OFEC

O Operário Ferroviário conquistou contra o Guarani a primeira vitória como visitante na Série B do Campeonato Brasileiro. No triunfo por 3 a 0, o técnico do Fantasma, Claudinei Oliveira, usou o esquema tático com três zagueiros pela segunda vez consecutiva na competição. Antes, havia experimentado a formação na derrota para o Cruzeiro, em Ponta Grossa, o que criou questionamentos sobre a estratégia.

Depois do jogo com a Raposa, Claudinei chegou a mencionar a possibilidade de abrir mão dos três defensores para enfrentar o Guarani. Entretanto, o comandante alvinegro ‘bateu o martelo’ sobre o esquema quando já estava em casa, onde teve outra percepção.

“Revi o jogo [contra o Cruzeiro] mais de uma vez. Achei que fizemos um grande jogo. Então pensei: se jogamos daquele jeito contra o Cruzeiro – que é a melhor equipe da competição, poderíamos manter o esquema contra o Guarani”, relembrou.

Claudinei acredita que a formação traz mais segurança ao miolo defensivo, com dois homens protegendo a área enquanto um trabalha na cobertura das jogadas ofensivas do adversário.

“A gente tem ainda o que melhorar, mas agora temos quase uma semana para trabalhar esse sistema. Possivelmente vamos mantê-lo para o jogo com o Bahia”, projeta.

O Operário saiu de Campinas como quinto colocado da Série B, com 15 pontos – três a menos em relação ao ‘G4’. O duelo com o Bahia está agendado para sábado (11), a partir das 18h30, no Germano Krüger.

Melhor ataque

A vitória por 3 a 0 deixou o Operário, provisoriamente, com o melhor ataque da Série B 2022. O Fantasma marcou 14 gols em 11 partidas. Logo atrás está o Bahia, com 13.

Goleiro

Vanderlei se tornou o goleiro com mais defesas por jogo na Série B 2022. Ele tem média de quatro defesas por rodada, segundo dados do SofaScore.

Claudinei Oliveira acredita que o Operário tem corrido “riscos controlados” apesar da exposição do goleiro aos chutes adversários. No entanto, o treinador pretende pedir à equipe para melhorar a concentração no início dos tempos. Foi assim que o Guarani pressionou o Fantasma no primeiro tempo em Campinas, e teve o pênalti, defendido por Vanderlei, nos primeiros minutos da etapa complementar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile