Menu
em

CIMSAMU passa a ser administrado por nova empresa

Foto: Arquivo DC

O Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) passou a ser administrado por uma nova empresa desde a noite da segunda-feira (28). A ordem de serviço foi publicada em edição complementar do Diário Oficial da Prefeitura de Ponta Grossa.

De acordo com o documento, a empresa Salva Serviços Médicos de Emergência LTDA, que tem sede em Curitiba, passa a operar os serviços do CIMSAMU. Com isso, se encerra o contrato com a empresa Pró-Ativo Gestão de Saúde e Clínica Médica que estava em vigor desde o mês de agosto deste ano.

Com a mudança, a nova empresa deve realizar adequações quanto ao sistema de atendimento ou até mesmo de equipamentos. “A operação e alguns equipamentos já vem com as ambulâncias e os que forem necessários a mais são providenciados pela empresa. Os materiais e medicamentos são providenciados pela empresa assim como a manutenção, combustível, seguro e tudo mais necessário para a operação”, diz a nota da assessoria de imprensa do CIMSAMU.

As equipes que trabalham no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são compostas por médicos, enfermeiros e condutores nas ambulâncias de suporte avançado e de técnicos de enfermagem e condutores nas ambulâncias de suporte básico. O atendimento ocorre 24 horas ininterruptamente durante os sete dias da semana. O CIMSAMU abrange 19 municípios dos Campos Gerais com uma população de aproximadamente 835 mil habitantes.

Motivo da mudança

Segundo nota oficial da assessoria de imprensa, a empresa Pró Ativo Gestão de Saúde, que prestava serviço até dia 28 de dezembro, parou de prestar atendimento porque “deixou de cumprir alguns requisitos apontados no Termo de Referência contido no processo de contratação, e, portanto, teve seu contrato rescindido”, diz a declaração.

Ainda de acordo com a nota oficial, a Salva Serviços Médicos de Emergência Ltda, empresa que ficou em segundo lugar no processo licitatório, assumiu a gestão das ambulâncias.

Representatividade

No dia 22 de dezembro, a prefeita eleita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, também foi eleita a presidente do CIMSAMU. Além dela, prefeitos da região também fazem parte da chapa: o prefeito reeleito de Ivaí, Idir Treviso, como vice-presidente, a prefeita eleita de Carambeí, Elisângela Pedroso de Oliveira Nunes, como tesoureira, e o prefeito eleito de Irati, Jorge Derbli como secretário.

Expectativa

Atualmente, a estrutura do CIMSAMU conta com 12 ambulâncias em atividade, atendendo aos 19 municípios consorciados. De acordo com a direção do Consórcio, em 2021 a expectativa é que outras cinco ambulâncias sejam liberadas para dar suporte, principalmente para os municípios da 4ª Regional de Saúde. Segundo informação da direção, somente uma ambulância realiza o atendimento dos nove municípios desta regional.

Para atender todos os 28 municípios que estão na área do CIMSAMU, a previsão é de um total de 34 ambulâncias, entre básicas e avançadas.

por Melissa Eichelbaun

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile