em

Ciclovia de Itaiacoca está 50% executada, diz prefeitura de PG

(Foto: Arquivo DC)

A ciclovia de Itaiacoca, que fará a ligação entre o Bairro Uvaranas e a localidade de Passo do Pupo, em Ponta Grossa, deve ficar pronta até o final deste ano. A informação é da Prefeitura de Ponta Grossa, que declarou já terem sido executados cerca de 50% da obra. O trajeto é apontado como um dos potenciais atrativos em cicloturismo no Paraná. Também deve atender a uma demanda de moradores da região.

Ciclovia de Itaiacoca

O início da obra foi anunciado pelo Município em agosto de 2020, com a recuperação de um trecho de ciclovia já existente. O trabalho começado nas proximidades do campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) seguiu em direção ao Distrito de Itaiacoca.

No contrato original, a ciclovia de Itaiacoca estaria concluída em 270 dias, mas foi preciso estender o prazo de execução em 115 dias. O novo prazo também terminou, em 25 de agosto, e agora deve ser publicado novo aditivo de prazo para a obra. A vigência do contrato vai até 23 de novembro.

Investimento

O investimento é de R$ 4,7 milhões, com recursos estaduais, mediante convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. A proposta é alavancar a prática de ciclismo e fortalecer o trecho como rota turística.

No portal da transparência

O portal da transparência informa que somente 41,73% da obra foram realizadas até o momento. No entanto, o Município afirma que esse dado está desatualizado. De fato, a última medição informada no portal é de 30 de julho.

O portal também informa que a ordem de serviço foi assinada em 4 de janeiro de 2021. No entanto, a prefeitura divulgou as primeiras ações da empresa contratada para a obra em 14 de agosto de 2020. Na ocasião, texto com foto mostrava as equipes fazendo a pavimentação a partir da rotatória da UEPG.

Em teoria, significaria que a empresa iniciou a obra antes da assinatura da ordem de serviço. A Prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, justificou dizendo que “os números das Ordens de Serviço que estão no Portal da Transparência, são controle junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), bem como para a sociedade em geral, e são disponibilizadas automaticamente, de acordo com a data de cadastro, não sendo os mesmos do controle da Prefeitura”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.